esportes@cascavelnews.com.br

O título de campeão do Paranaense de Velocidade na Terra 2020, na categoria Marcas “B”, foi do piloto Antonio Jorge Amorim Carvalho (Rede de Postos Pelikano/Grameira Gabardo), que fez uma boa temporada dominando a categoria do começo ao fim do campeonato. A terceira e última etapa do campeonato foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Autódromo de Ponta Grossa, com organização de Carlos Alberto Soares, o Carlinhos do Ponta Grossa Motor Clube, e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), no evento denominado “Prova Ponta Grossa 198 Anos”.

Essa foi a primeira conquista de Antonio Jorge Amorim Carvalho (Rede de Postos Pelikano/Grameira Gabardo), com uma boa performance nas duas primeiras etapas e garantindo o título por antecedência, com duas poles, três vitórias e um segundo lugar. Antonio Carvalho iniciou no automobilismo em 2017, vindo do Track Day com o apoio da Equipe Lupatini Motorsport, mostrando desde o início que levava jeito para piloto de competições. Em 2017, foi quarto colocado da Turismo “C” no Metropolitano de Velocidade no Asfalto de Curitiba e sétimo no Paranaense de Velocidade de Asfalto, da Turismo “C”. Em 2018, foi vice-campeão do Metropolitano e Paranaense de Velocidade no Asfalto, na Turismo “I” e em 2019, terceiro colocado na Marcas B do Metropolitano e vice no Paranaense de Velocidade. Na Velocidade na Terra iniciou no fim de 2018, na famosa 100 Milhas de VNT, em dupla com Alexandre Frankenberguer, ficando com o vice-campeonato.

“A temporada 2020 do Paranaense de Velocidade na Terra foi um pouco atípica, inicialmente por causa do tempo e depois por conta do Covid-19, terminou somente no início de setembro de 2021. Porém, com a dedicação do Sr. Carlos Alberto Soares, o Carlinhos do Ponta Grossa Motor Clube e sua equipe conseguimos finalizar o campeonato. Foi o meu primeiro título na VNT, que me animou para a temporada 2021. Agradeço o empenho de todos na equipe Scuderia Racing, Dudu, Leo e mecânicos, aos meus patrocinadores Pelikano e Grameira Gabardo e também ao seu Carlinhos pelo bom trabalho realizando as etapas”, declarou Antonio Jorge Amorim Carvalho (Rede de Postos Pelikano/Grameira Gabardo),

Classificação final

Com três etapas realizadas e cinco provas disputadas, a classificação final do Paranaense de Velocidade na Terra 2020, na categoria Marcas “B” foi a seguinte: 1º) Antonio Jorge Amorim Carvalho, com 86 pontos; 2º) Ariel Tucholski, 46; 3º) Geovane Ciesielski, 35; 4º) Diego Lino, 28; 5º) João Stabach, 23; e 6º) Bernard Favero Chyla, com 15 pontos.

A temporada 2021 do Paranaense de Velocidade na Terra inicia nos dias 16 e 17 de outubro, com a primeira etapa no Autódromo de Ponta Grossa.