Está chegando a hora! A cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba/PR, receberá a partir da próxima sexta-feira (28), competidores de vários estados e ao menos dois países para a disputa da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
O desafio desta vez se dará em formato praticamente novo, pelas estradas do interior do município. Grandes nomes do esporte no País já confirmaram presença no grid de largada.
Do Uruguai virá a dupla Federico Enslin e Martin Villete, que este ano competem no Brasil e inclusive lideram a categoria Rally 2 (4×4). “Tem sido muito bom competir no Brasil, a cada prova temos um novo desafio pela frente e nosso objetivo é seguir competindo da melhor maneira possível e quem sabe manter também a liderança do Campeonato”, pontua o piloto.
O Paraná estará representado por várias duplas de competidores. O piloto Marcos Tokarski vai andar com o navegador Andrey Karpinski, que é gaúcho. Tokarski conhece bem a região e projeta um grande rali. “O objetivo na prova é buscar um entrosamento rápido com o navegador Andrey, com quem não ando há mais de 10 anos, e brigar por um lugar no pódio, o que não será fácil, visto que a categoria Rally 4, é a que conta com o maior número de inscritos. Mas contamos com o apoio da torcida e o fato de conhecer bem a região para obter um bom resultado na prova”, pondera o piloto paranaense.
De Santa Catarina vem a dupla Luis Stedile e Kz Morales, que lideram a categoria Rally 4 (4×2). “Nossa expectativa é muito boa, Araucária sempre faz um ótimo rally, com novas especiais. O pior é o tempo sem rally (última prova em maio) que dá uma esfriada, mas vamos em busca do melhor ritmo possível”, acrescenta Stedile.
José Barros Neto e João Remor também são dupla que representam dois estados, SC e RS. Eles lideram a categoria Rally 5 (4×2). “Estamos indo para Araucária com uma expectativa alta, um rali famoso pelas ótimas especiais, objetivo de fazer um bom resultado e se manter na liderança do campeonato”, completa José Barros Neto.
O Rally Araucária
Este ano, o evento retorna ao Parque Cachoeira como sede do Parque de Apoio, que inicia com as chegadas das equipes na quinta-feira (27). Na sexta-feira, dia 28, ocorre toda parte de vistoria técnica dos carros que irão competir, o levantamento e reconhecimento dos trechos pelos pilotos e navegadores.
À noite acontece a largada promocional (evento de apresentação das equipes), também junto ao Parque Cachoeira. No sábado, dia 29, inicia a corrida, a partir das 9h30. O evento contará com vários pontos para público, sendo duas áreas vips, além de transmissão ao vivo de quatro especiais.
O Rali Araucária é organizado pelo Rallye & Pista Motor Clube (RPMC), sob supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com apoio da Prefeitura de Araucária.
Serviço do Rali Araucária
Quando: dias 28 a 30 de julho de 2023
O que: Rali Araucária – quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Parque de assistência: Parque Cachoeira
Lista de inscritos e informações para o público: brderally.com.br
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – 28 de julho de 2023
08:00 – Abertura da Secretaria de Prova
08:30 – Início do reconhecimento das especiais
09:00 – Abertura da Vistoria Técnica
15:00 – Início do Shakedown / Volta Rápida
16:00 – Encerramento da Vistoria Técnica
17:00 – Encerramento do Shakedown
18:00 – Fim do reconhecimento das especiais
18:30 – Fechamento da Secretaria de Prova
18:30 – Briefing
18:30 – Publicação da ordem de largada dia 1
19:00 – Largada Promocional
Sábado – 29 de julho de 2023
09:33 SS1 São Sebastião 1
10:01 SS2 Roça Velha 1
12:19 SS3 São Sebastião 2
12:47 SS4 Roça Velha 2
15:05 SS5 São Sebastião 3
15:33 SS6 Roça Velha 3
18:00 Publicação da ordem de largada dia 2
Domingo – 30 de julho de 2023
09:28 SS7 Campestre 1
10:21 SS8 Santo Estanislau 1
12:29 SS9 Campestre 2
13:22 SS10 Santo Estanislau 2
13:52 Chegada do primeiro carro no parque fechado
14:15 Vistoria técnica final
15:30 Premiação
Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally 2023
Categoria Rally 2 (carros com tração integral)
1º) Federico Ensslin / Martín Villete – Mitsubishi Lancer EVO X
2º) Milton Pagliosa / Vinicius Anzilieiro – Mitsubishi Lancer EVO X
3º) Claudio Rossi / Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer EVO X
4º) Juliano Sartori / Rafael Sartori – VW Polo Maxi
5º) Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut – Hyunday HB20 Proto
Categoria Rally 4 (carros 4×2 com preparação)
1º) Luis Stedile / Kz Morales – Renault Clio RS
2º) Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Volkswagen Gol
3º) Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero RS
4º) Luiz Debes / Georgia Debes – Renault Sandero RS
Categoria Rally 5 (carros de produção)
1º) Jose Barros Neto / Gabriel Moraes – VW Up TSI
2º) Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI
3º) Luciano Americo / Marcos Debien – Peugeot 206
4º) Rafael Cabelo / Volkswagen Gol
5º) Maicon Soares / Cleiton Casarotto – Peugeot 207