esportes@cascavelnews.com.br

Influenciado pelo primo Gustavo Bonk, atual campeão brasileiro da Rotax Mini Max e cerca de dois anos mais velho, Arthur Cordeiro deu seus primeiros passos no kartismo em 2021, como espectador, assistindo as corridas e conhecendo o esporte de maneira gradativa. E, nascido em 12/12/12, ele teve razões mais do que óbvias para utilizar o número 12 a partir do momento em que decidiu competir.

Depois de integrar a 1ª turma de pilotos no curso na Escola Fittipaldi Brothers com o instrutor Pedro Jacobsen, Cordeiro – ainda inseguro – estreou nas pistas em competições estaduais ainda em 2021. No ano seguinte ele disputou algumas etapas da Copa São Paulo Light e se sagrou vice-campeão paranaense e vice-campeão metropolitano de Curitiba na Cadete e vice-campeão da Copa Itu na Mini 2T.

E em 2023, mais experiente, Arthur Cordeiro, focado e progredindo, vem fazendo uma temporada exemplar na Copa São Paulo Light e na Copa Beto Carrero.

COPA SÃO PAULO LIGHT – O destaque mais recente chegou no último sábado (6), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na zona sul da capital paulista. Terceiro colocado na tomada de tempos da Cadete, apenas 15 milésimos de segundo mais lento que o tempo estabelecido pelo pole position, Arthur Cordeiro venceu a primeira bateria depois de uma árdua disputa com Lourenço Varela e Lucas Ferreira. A primeira vitória do dia chegou na última volta, com uma dupla ultrapassagem sobre os dois pilotos na entrada da reta de chegada.

Largando em quinto na corrida seguinte, por conta da inversão de grid obrigatória entre os cinco primeiros, Arthur Cordeiro venceu mais uma vez – e novamente com uma ultrapassagem no mesmo ponto da pista sobre os mesmos competidores e também na última volta.

A dupla vitória permitiu que Arthur Cordeiro vencesse uma etapa da principal competição estadual do kartismo brasileiro pela primeira vez, o que fortaleceu sua confiança e mostrou sua grande evolução, confirmada também pela conquista do pódio nas quatro etapas do Light na temporada.

COPA BETO CARRERO – Preparatória para a disputa do Campeonato Sul-Brasileiro em maio e da Copa Brasil em julho, a Copa Beto Carrero foi palco para outra vitória de Arthur Cordeiro, conquistada na categoria Rok Kids em abril, quando ele também subiu no pódio da Cadete, na quarta posição.

“A 4ª etapa do Light foi uma corrida sensacional e histórica para mim. Estou muito feliz e realizado por vencer as duas baterias da forma incrível como foi. Quem disputa o Light sabe como o campeonato é equilibrado e competitivo”, relembrou Arthur Cordeiro. “Me sinto grato e honrado por chegar ao menos uma vez no topo. E como ninguém chega a lugar nenhum sozinho, dedico essa vitória primeiramente a Deus, aos meus pais e ao Wilson e ao Wagnão, da equipe Speed Racing, que prepararam o kart para juntos chegarmos no lugar mais alto. Essa vitória é nossa”, finalizou.

Arthur Cordeiro integra a Speed Racing nos eventos realizados em São Paulo e a Pinheiro Competições na Copa Beto Carrero, Sul-Brasileiro, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro.