esportes@cascavelnews.com.br

Uma das categorias mais populares do país, o Turismo Nacional inicia sua temporada 2020 neste fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com a realização de 12 corridas nas categorias 1A, 1B, Super e Sênior (esta para pilotos acima de 54 anos que competem nas demais categorias).

O Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional, que conta com 92 inscritos, é disputado com veículos fabricados no Mercosul com motorização até 1600cc, exatamente iguais aos encontrados nas concessionárias, apenas com modificações de performance e segurança como Gol, HB20, Ford Ka, Onyx, Uno, Mobi, Kwid, UP, Etios, dentre outros. Ao todo são 16 modelos de 9 montadoras diferentes, os mesmos usados nos campeonatos regionais de Marcas por todo o país.

Participam da competição pilotos de todo o país e o Ceará não poderia deixar de ser representando na competição, assim, os amantes da velocidade das terras alencarinas vão poder torcer por um forte competidor, Beto Pontes.

Em 2019 ele conquistou os campeonatos Cearense e o Nordestino de Marcas, Paraibano de Protótipos e o Nordestino de Protótipos.

Aos 60 anos, Beto Pontes (Sodine Racing), começou a competir no Automobilismo Cearense em 1979, desde então mostrou-se um dos mais competitivos pilotos das competições no estado. Depois de um hiato de 9 anos, retornou às pistas em 2017 e logo mostrou que não voltou para ser mais um, e sim disputar títulos.

Betão, como também é conhecido, chegou à Goiânia na quarta-feira para cumprir todo o protocolo de biossegurança necessário à realização de provas automobilísticas nesse momento de pandemia.

Animado com o nascimento de sua neta Lara, o cearense sabe da competitividade do certame e vai usar os primeiros momentos de pista para acertar seu Mobi número 90 com o qual disputa a categoria 1A e Sênior.

Na temporada de 2019, Beto Pontes liderou a categoria Sênior (Para competidores acima de 54 anos) até a última etapa. Por conta de problemas mecânicos, teve de abandonar as três corridas daquele fim de semana e ficou com o “gostinho do título”.

Em seu segundo ano no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional Betão espera começar sua jornada com resultados positivos. “O Brasileiro de Turismo Nacional é hoje a mais competitiva de todo o país. Além da qualidade dos pilotos, você tem os carros muito equilibrados, apesar de serem de marcas diferentes e isso traz para a pista muita emoção e aumenta a exigência sobre o piloto. Para andar na ponta tem que superar a cada volta. O ano está começando agora para a gente e estou muito animado com essa volta e também muito animado pela chegada da Lara, minha segunda neta, ao lado do Beto Neto, que já tem um ano e nos deixa com o coração cheio de esperança e vontade de fazer tudo melhor por eles”, disse Beto Pontes.