esportes@cascavelnews.com.br

A segunda-feira foi de ouro para os brasileiros no Rali Dakar, que está sendo disputado no Peru. Eles seguem firme, forte e, agora, na liderança do Rali Dakar da categoria UTVs. Quatro das cinco duplas com competidores brasileiros inscritas na categoria estão colocadas entre os dez primeiros, com Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin reassumindo a liderança na classificação geral.

Varela/Gugelmin contaram com problemas de seus principais rivais, Gerard Farrez/ Daniel Oliveras, Casey Currie/Rafael Tornabell (que quebraram) e Sergey Kariakin/Anton Vlasiuk, que capotou, deixando o caminho livre para os brasileiros – que também tiveram seus problemas, mas em proporção bem menor.

“Larguei e meu pneu furou depois de 400 metros. Fiz uma curva e peguei uma pedra – além de quebrar uma correia. Paramos para ajudar outro competidor, depois outro atolou e tentamos ajudar, mas a corda estourou e seguimos para não perder tempo. Agora que retomei a liderança, espero não perdê-la mais. O carro está bem e isso que importa. Vamos para cima”, relata Varela.

“Tudo muda de uma hora para outro. Um dia a gente está bravo, decepcionado e no outro nos vemos na frente. Estamos de novo na briga, mesmo com alguns probleminhas. Estamos quatro minutos à frente e faltam três dias, então não tem nada que economizar!”, completa Gugelmin.

As duplas formadas por Marcos Baumgart/Kleber Cincea e Cristian Baumgart/Beco Andreotti terminaram a etapa desta segunda-feira (14), que começou e terminou em San Juan de Marcona, na quarta e na quinta posições, respectivamente, logo à frente de Lourival Roldan, navegador do português Miguel Jordão.

“Especial muito longa, com muita areia, muita duna, e bem completa, com tudo o que se tem direito em um rali. Logo no começo muitos caminhões me passaram e tomamos muita poeira. A ideia foi ser o mais cauteloso possível para não termos os problemas de furo de pneu que tivemos ontem. Fizemos tudo redondo para não descer do carro, e foi o que aconteceu. O resultado foi excelente, e sabemos que amanhã vai ser ainda mais difícil. Vamos nos preparar. Temos mais três dias pela frente”, afirmou Marcos Baumgart, sexto no geral.

“Especial muito difícil, cheia de pedras e umas dunas muito altas. Por causa da areia, temos de andar com uma calibragem mais baixa nos pneus. Com pedras no meio, o risco de furar pneu é mais elevado, e aconteceu uma vez conosco hoje, e também atolamos uma vez. O dia foi muito bacana, conseguimos terminar bem, a equipe terminou muito bem e vamos manter isso amanhã”, destacou Beco Andreotti, navegador de Cristian Baumgart, que está em oitavo no geral, atrás de Roldan e Jordão.

Outra boa notícia foi a recuperação de Bruno Varela, que subiu de 20º para 12º no geral após terminar o dia também em 12º. A vitória na etapa desta segunda ficou com Chaleco Lopez/Alvaro Quintanilla, que está exatamente 4m03s atrás dos líderes.

Nesta terça, o Dakar se despede de San Juan de Marcona e volta a Pisco em um trajeto 576 quilômetros, sendo 361 de trechos especiais. Confira abaixo os resultados do dia e a classificação geral.

 

Resultado da sétima etapa:

1º) C. Lopez/A. Quintanilla (CHI/Can-Am), 4h30m8s

2º) R. Varela/G. Gugelmin (BRA/Can-Am), a 22m4s

3º) R. Piazzolli/J. Diaz (CHI/Can-Am), a 23m8s

4º) M. Baumgart/K. Cincea (BRA/Can-Am), a 31m26s

5º) C. Baumgart/B. Andreotti (BRA/Can-Am), a 35m24s

6º) M. Jordão/L. Roldan (POR/BRA/Can-Am), a 43m11s

12º) B. Varela/ M. Justo (BRA/Can-Am), a 1h39m34s

 

Classificação geralda UTVS após sete etapas:

1º) R. Varela/G. Gugelmin (BRA/Can-Am), 31h33m41s

2º) C. Lopez/A. Quintanilla (CHI/Can-Am), a 4m3s

3º) R. Piazzolli/J. Diaz (CHI/Can-Am), a 45m26s

6º) M. Baumgart/K. Cincea (BRA/Can-Am), a 2h06m22s

7º) M. Jordão/L. Roldan (POR/BRA/Can-Am), a 2h36m50s

8º) C. Baumgart/B. Andreotti (BRA/Can-Am), a 2h56m07s

12º) B. Varela/ M. Justo (BRA/Can-Am), a 24h13m48s