esportes@cascavelnews.com.br

Tudo indicava que Daniel Serra venceria a corrida principal da etapa de Cascavel (PR) da Stock Car Pro Series, na tarde de domingo (19). Entretanto, o tricampeão foi surpreendido com a quebra do eixo de transmissão do seu carro quando se encaminhava para o triunfo pela primeira vez na temporada. Bruno Baptista tirou proveito do revés do piloto da Eurofarma RC, assumiu a liderança e tornou-se o sétimo vencedor diferente na temporada 2024. A bordo do Toyota Corolla #44 da RCM Motorsport, o paulista de 27 anos alcançou assim sua terceira vitória em Cascavel e a quinta na principal categoria do automobilismo brasileiro.

O domingo foi grande também para Enzo Elias, que terminou a prova em segundo lugar com o Toyota Corolla da Crown Racing após ter largado na sexta posição. Outro que deixa Cascavel cheio de motivos para comemorar é Rafael Suzuki. A bordo do Chevrolet Cruze #8 da TMG Racing, o piloto marcou seu terceiro pódio no ano ao cruzar a linha de chegada em terceiro lugar neste domingo. Suzuki agora é o novo líder do campeonato.

Dono do Troféu Vivo Man of the Race da etapa com 110 pontos somados, Ricardo Maurício (Eurofarma RC) terminou em quarto lugar neste domingo, logo à frente de Ricardo Zonta (RCM Motorsport). Depois de ter largado em 22º, Felipe Massa (TMG Racing) concluiu a corrida principal na sexta colocação, seguido por Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Guilherme Salas (KTF). Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports) e o vencedor do sábado, Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), fecharam a relação dos dez primeiros colocados. Julio Campos (Pole Motorsport) largou em 27º e fechou a disputa em 11º.

Antes da largada, todos os pilotos do grid da Stock Car prestaram solidariedade ao povo gaúcho. Além de bandeiras do Rio Grande do Sul, os competidores ouviram a execução dos hinos Nacional e do estado e seguraram a faixa em alusão ao “Movimento pelo RS” com o pedido de doações por meio do Pix doe@movimentopelors.com.br.

Resultado da união entre a Vicar e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a campanha “Movimento pelo RS” para arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas da enchente no estado seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve também as categorias Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, Turismo Nacional, TCR South America e TCR Brasil, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

COMO FOI A CORRIDA

Daniel Serra partiu da pole position e sustentou o primeiro lugar no começo da prova, seguido por Bruno Baptista e Gabriel Casagrande. A prova teve intervenção do safety car na segunda volta depois de incidente envolvendo Gianluca Petecof, Zezinho Muggiati, Arthur Leist e Gaetano Di Mauro. Os três últimos perderam o controle dos respectivos carros, bateram no guard-rail e deram adeus à corrida, e Gianluca foi punido com a exclusão da prova.

A relargada representou também a abertura da janela para o pit-stop obrigatório. No top-3, Serra, Bruno Baptista e Casagrande esperaram mais tempo antes das respectivas paradas nos boxes, assim como Cesar Ramos, Guilherme Salas, Enzo Elias e Thiago Camilo, que vinham logo atrás. Com estratégia diferente e que se provou acertada voltas depois, Rafael Suzuki foi mais cedo para fazer sua troca.

Serrinha entrou nos boxes na volta 19, enquanto Bruno fez seu pit-stop um giro depois. O tricampeão levou a melhor, regressou à frente e confirmou a liderança da corrida quando todos os demais pilotos fizeram a parada. Bruno Baptista era o segundo colocado, enquanto Enzo Elias subiu para terceiro, seguido por Suzuki e Casagrande.

Enquanto a vitória parecia endereçada a Serra, a corrida teve grandes embates pouco mais atrás, como a luta envolvendo Felipe Baptista, Julio Campos, Dudu Barrichello e Nelson Piquet Jr. Outro pega interessante foi protagonizado por Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande, que disputavam a sexta colocação.

Mas eis que o automobilismo voltou a pregar suas peças. Daniel Serra foi surpreendido com a quebra do eixo de transmissão do seu carro e abandonou a prova quando indicava ter o primeiro lugar garantido. Coube a Bruno Baptista assumir a liderança nas voltas finais, perseguido por Enzo Elias.

Ao fim de 43 voltas, Bruno confirmou uma vitória que até então parecia improvável. Elias terminou na segunda posição e Suzuki não apenas confirmou seu terceiro pódio no ano como assumiu a liderança do campeonato.

A FESTA DO PÓDIO

Bruno Baptista lastimou a quebra sofrida por Daniel Serra, mas ressaltou a importância de mais uma vitória na Stock Car. “Infelizmente, essas coisas acontecem no automobilismo, mas estou bem feliz com a vitória. Meu ritmo esteve muito forte no fim de semana todo, o carro estava muito bom. O Daniel vinha muito forte, por isso andei nos meus 101%. Valeu a pena, consagramos a vitória e voltamos para o campeonato”, destacou o vencedor.

Enzo Elias faturou seu segundo pódio na Stock Car e comemorou muito. “Foi demais! Estou muito feliz, mesmo. Larguei em sexto e fizemos a estratégia perfeita. O carro estava incrível, e só tenho de agradecer à Crown Racing pelo trabalho impecável. Enfrentei um problema de saúde no começo da semana e não sabia se iria correr. Lutei muito para estar aqui. Muito obrigado a todos, principalmente ao BRB, que sempre me apoiou”, disse.

Suzuki ressaltou a estratégia de pit-stop como fator que o impulsionou ao pódio em Cascavel. “Paramos na hora certa. A estratégia foi perfeita, e dedico muito [o resultado] à equipe, fizemos funcionar. Claro que no fim dei sorte pelo que houve com o Daniel. Não é assim que a gente quer conquistar um pódio, mas estávamos no lugar certo e na hora certa. Feliz pelos pontos somados e pelo terceiro pódio do ano. O campeonato está no primeiro terço e tem muito chão pela frente. Vamos passo a passo trabalhar para chegar lá no fim da disputa”, declarou.

CAMPEONATO

Com um quinto e um terceiro lugares somados neste fim de semana em Cascavel, Suzuki lidera o campeonato e soma 285 pontos. A vantagem do piloto da TMG Racing para Ricardo Zonta, vice-líder, é de 30 tentos, enquanto Julio Campos — que começou o fim de semana na ponta da tabela — é o terceiro, com 240.

Felipe Baptista é o quarto, com 238, e Gabriel Casagrande vem em quinto, com 229. Felipe Massa tem um a menos que o atual campeão e ocupa o sexto lugar. Enzo Elias permanece na relação dos dez melhores posicionados e vem em sétimo, com 224, e Dudu Barrichello é o oitavo, com 214. Lucas Foresti, com 1999, e Thiago Camilo, com 193, fecham a relação do top-10 do campeonato considerando as etapas concluídas de Goiânia, Interlagos e Cascavel.

A Stock Car Pro Series volta a acelerar agora no último fim de semana de junho. Localizado em Mogi Guaçu (SP), o Autódromo Velocitta terá o complemento da segunda etapa com a disputa da corrida principal na sexta-feira, 28 de junho, enquanto a quinta rodada do campeonato será realizada nos dias seguintes, 29 e 30, sábado e domingo, no interior paulista.

 

Resultado da Corrida Principal em Cascavel no domingo

1º) Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 43 voltas em 51m10s654

2º) Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 11s438

3º) Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 15s351

4º) Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 16s024

5º) Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 16s863

6º) Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 17s646

7º) Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 21s536

8º) Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 22s629

9º) Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 23s254

10º) Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 23s719

11º) Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s142

12º) Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s553

13º) Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 25s055

14º) Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 28s918

15º) Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 34s008

16º) Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 34s497

17º) Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 35s818

18º) Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 36s949

19º) Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 38s554

20º) Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 1 volta

Não completaram

Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 4 voltas

Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 10 voltas

Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 28 voltas

Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 42 voltas

Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 42 voltas

Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 42 voltas

Excluído

Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)

 

Classificação do campeonato após quatro etapas

1º)- Rafael Suzuki, com 285 pontos

2º) Ricardo Zonta, 255

3º) Julio Campos, 240

4º) Felipe Baptista, 238

5º) Gabriel Casagrande, 229

6º) Felipe Massa, 228

7º) Enzo Elias, 224

8º) Dudu Barrichello, 214

9º) Lucas Foresti, 199

10º) Thiago Camilo, 193

11º) Bruno Baptista, 191

12º) Guilherme Salas, 190

13º) Ricardo Maurício, 177

14º) Átila Abreu, 174

15º) Cesar Ramos, 150

16º) Rubens Barrichello, 150

17º) Nelson Piquet Jr., 147

18º) Felipe Fraga, 125

19º) Gaetano Di Mauro, 119

20º) Allam Khodair, 103

21º) Marcos Gomes, 94

22º) Daniel Serra, 88

23º) Zezinho Muggiati, 74

24º) Gabriel Robe, 64

25º) Lucas Kohl, 64

26º) Arthur Leist, 63

27º) Gianluca Petecof, 62

28º) Vitor Baptista, 43

29º) Cacá Bueno, 33

30º) Luan Lopes, 16

31º) Raphael Teixeira, com 7 pontos