esportes@cascavelnews.com.br

A temporada 2023 do kartismo brasileiro ainda não terminou, mas certamente ficará marcada como a mais vitoriosa e importante da carreira de Carlos Saderi. Com atuações perfeitas, o piloto de Londrina (PR), conquistou cinco títulos de caráter nacional e a “Tríplice Coroa”, um feito alcançado por poucos ao longo da história.

O quinto título chegou no último sábado (18), no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), onde Saderi disputou o Campeonato Brasileiro de Kart nas categorias Super Sênior Master e Super Sênior.

Carlos Saderi iniciou sua participação na Super Sênior Master com bons treinos e o terceiro lugar no grid geral, que contava também com pilotos da Sênior 60+. Segundo no grid de sua categoria, Saderi venceu a primeira bateria e foi o segundo colocado na corrida seguinte – ambas na classificação geral –, o que fez com que ele largasse em segundo na Pré-Final.

Em uma disputa bastante intensa, Carlos Saderi voltou a vencer na Pré-Final e garantiu a pole position para a corrida decisiva, a Final, marcada para o sábado (18). O piloto da equipe Murilo Kart Competições manteve a ponta na largada e, com forte ritmo, foi abrindo vantagem de forma gradativa e recebeu a bandeirada com quase dois segundos de vantagem sobre o segundo colocado para iniciar as comemorações pela conquista do quinto título nacional no ano.

“Trabalhamos bastante para conquistar este Campeonato Brasileiro”, resume Carlos Saderi. “O calor estava insuportável ao longo de todos os dias e isso foi mais um fator a ser superado por todos. A equipe fez um ótimo trabalho, nosso chassi Mini estava perfeito e o motor preparado pela RBC e o carburador fornecido pela Katroque estavam ótimos”, relembra o piloto.

SUPER SÊNIOR

Carlos Saderi competiu também na Super Sênior, categoria em que fez uma campanha sempre em crescimento. Apenas o 25º colocado na tomada de tempos por conta de um problema técnico, o paranaense largou em 16º na Pré-Final e terminou em 13º, posição de onde largou na Final.

Novamente com um ritmo constante e rápido, ele superou seis concorrentes ao longo da prova e terminou em sétimo, muito próximo do pódio, a pouco mais de 2 segundos do quinto colocado.

TEMPORADA FANTÁSTICA

Ao longo de 2023, Carlos Saderi conquistou cinco campeonatos nacionais: o Sul-Brasileiro em duas categorias (Super Sênior Master e F-4 Super Sênior Máster), a Copa Brasil na Super Sênior Master e se tornou bicampeão brasileiro na Super Sênior Máster e na F-4 Super Master. Com isso, ele conquistou também a “Tríplice Coroa” do kartismo brasileiro, quando um piloto vence os três principais eventos em um único ano.

“É difícil traduzir esta temporada em palavras”, emociona-se Carlos Saderi ao lembrar que foi o único piloto que conquistou cinco títulos nacionais em 2023. “Foi um ano abençoado. Agradeço, como fiz ao longo de todo este ano, à minha equipe Murilo Kart Competições e ao Paraíba, meu fiel ‘escudeiro’, à Kart Mini e ao Mário Sérgio e ao Rennê, ao Katroque, e ao Dieter, da DTR, que também esteve conosco em 2023. E, claro, a Deus e à minha família”, finalizou Carlos Saderi.