esportes@cascavelnews.com.br

Gabriel Casagrande, 26 anos, e Gabriel Robe, 24, venceram a Corrida de Duplas depois de obterem uma vitória e um quarto lugar nas duas baterias que compuseram a etapa que abriu a temporada 2022 da Stock Car Pro Series, domingo (13), em Interlagos. Uma das provas mais badaladas do calendário, o encontro contou com os principais pilotos do país e várias estrelas internacionais.

Atual campeão, Casagrande foi o grande nome da primeira bateria ao cruzar a linha de chegada no primeiro lugar — com direito à volta mais rápida do dia (1m40s684). E ainda viu seu convidado chegar em quanto na bateria complementar, cumprindo o objetivo de conquistar a vitória na classificação geral da Corrida de Duplas. Na soma das duas baterias, a dupla da equipe AMattheis-Vogel totalizou 41 pontos. Destaque também para Enzo Elias, da Shell V-Power, que venceu a segunda bateria, destinada somente aos pilotos convidados.

A soma da pontuação das duas baterias foi computada para a classificação do campeonato dos pilotos oficiais. Com Casagrande assumindo a liderança com os 41 pontos totalizados por ele e Gabriel Robe, Daniel Serra, que teve Augusto Farfus como convidado, somou 32 pontos. A seguir vem Thiago Camilo, que totalizou 31 em sua parceria com Dennis Dirani. Ao vencer a segunda bateria, o convidado Enzo Elias contribuiu com 12 dos 25 pontos somados pelo piloto oficial Galid Osman, quarto colocado na classificação geral da temporada. Ricardo Zonta, que compartilhou o volante com Danilo Dirani, é o quinto e tem 23.

Interlagos foi palco de duas corridas memoráveis. Na primeira delas, disputada apenas pelos pilotos oficiais, Casagrande largou na pole position e venceu, seguido por Camilo e Serra. Marcos Gomes foi o quarto, enquanto Ricardo Zonta terminou em quinto. Gaetano Di Mauro foi o sexto, seguido por Júlio Campos, Galid Osman, Rafael Suzuki e Allan Khodair. Átila Abreu, que largou em 21º, ganhou dez posições para fechar em 11º, mas escalada maior ainda obteve Guilherme Salas, 15º depois de ter largado em 32º e último. Rubens Barrichello e Felipe Massa abandonaram em razão de problemas mecânicos.

Segunda bateria

Após a inversão dos dez primeiros do grid, a segunda bateria foi disputada apenas pelos pilotos convidados. O espanhol Albert Costa, convidado de Allam Khodair, largou na pole e manteve a frente. O catalão liderou com firmeza até a parada para a troca do pneu. Na volta para a pista, o convidado de Khodair deixou o carro escapar do traçado e perdeu a ponta para Enzo Elias, que cruzou a linha de chegada na frente e triunfou logo na sua corrida de estreia. Um presente de aniversário atrasado para quem completou 20 anos no último dia oito de fevereiro.

Elias vibrou com a conquista neste domingo. “É literalmente uma descarga de felicidade e emoção. A gente passa muita coisa para estar aqui… Eu me preparei muito e foquei muito nisso desde que recebi o convite. Só tenho a agradecer a todo mundo que me ajudou, principalmente ao Galid, por ter me proporcionado a chance de estar aqui”, comentou.

Gabriel Robe, que largou em décimo, escalou o pelotão e lutou com Augusto Farfus (convidado de Daniel Serra) pelo terceiro lugar nas voltas finais – mas não o superou. Robe garantiu o quarto lugar que valeu à parceria com Casagrande a vitória geral neste domingo. Pietro Fittipaldi (convidado de Tony Kanaan) largou em 21º e terminou em quinto, enquanto o holandês Jeroen Bleekemolen, que pilotou o carro de Rafael Suzuki, foi o sexto.

Campeão da Stock Series em 2017 e atual vice-campeão da categoria de acesso, Gabriel Robe comemorou ter ajudado Casagrande e aproveitou para pleitear um lugar no grid da Stock Car. “Não tenho palavras para agradecer ao Gabriel pela oportunidade. Terminar em quarto depois de sair em décimo e dar a vitória geral é o que importa. Dei bons pontos para o Gabriel brigar pelo título. Espero que isso tenha sido visto por todos os que estiveram aqui, investidores e patrocinadores. É a chance que busco de subir para a categoria principal. Mostrei que tenho condições de disputar de igual para igual com eles”.

A segunda etapa da Stock Car Pro Series em 2022 está marcada para 20 de março e será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

 

Resultados da Corrida de Duplas em Interlagos:

Bateria 1:

1º) Gabriel Casagrande/Gabriel Robe (AMattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – 19 voltas

2º) Thiago Camilo/Dennis Dirani (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 2s849

3º) Daniel Serra/Augusto Farfus (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 4s073

4º) Marcos Gomes/Beto Cavaleiro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 4s407

5º) Ricardo Zonta/Danilo Dirani (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 9s561

6º) Gaetano di Mauro/Gabriel Bortoleto (KTF Sport/Chevrolet Cruze) – a 10s802

7º) Julio Campos/Marçal Müller (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 11s704

8º) Galid Osman/Enzo Elias (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 12s379

9º) Rafael Suzuki/Jeroen Bleekemoelen (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 13s196

10º) Allam Khodair/Albert Costa (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 15s056

 

Bateria 2:

1º) Galid Osman/Enzo Elias (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – 19 voltas

2º) Allam Khodair/Albert Costa (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 4s129

3º) Daniel Serra/Augusto Farfus (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 7s997

4º) Gabriel Casagrande/Gabriel Robe (AMattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 10s135

5º) Tony Kanaan/Pietro Fittipaldi (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 17s386

6º) Rafael Suzuki/Jeroen Bleekemoelen (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 18s905

7º) Ricardo Zonta/Danilo Dirani (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 20s670

8º) Thiago Camilo/Dennis Dirani (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 22s583

9º) Julio Campos/Marçal Müller (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 23s348

10º) Lucas Foresti/Pietro Rimbano (KTF Sport/Chevrolet Cruze) – a 24s283

 

Classificação do campeonato após a primeira etapa:

1º) Gabriel Casagrande, com 41 pontos

2º) Daniel Serra, 32

3º) Thiago Camilo, 31

4º) Galid Osman, 25

5º) Ricardo Zonta, 23

6º) Allam Khodair, 22

7º) Marcos Gomes, 19

8º) Rafael Suzuki, 19

9º) Júlio Campos, 18

10º) Gaetano di Mauro, com 15 pontos

 

Campeonato por equipes:

1º) AMattheis Vogel Motorsport, com 41 pontos

2º) Ipiranga Racing, 40

3º) Shell V-Power, 37

4º) Eurofarma RC, 32

5º) Full Time Bassani, 28

6º) RCM Motorsport, 23

7º) Blau Motorsport, 22

8º) Cavaleiro Sports, 19

9º) Lubrax Podium Stock Car, 18

10º) KTF Sports, com 18 pontos

 

Todos os vencedores da Corrida de Duplas

2014 – Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico – Vogel Motorsport – Chevrolet Sonic JL G-09

2015 – Ricardo Maurício e Néstor Girolami – Eurofarma RC – Chevrolet Sonic JL G-09

2016 – Marcos Gomes e Antonio Pizzonia – Voxx Racing Team – Peugeot 408 JL G-09

2017 – Daniel Serra e João Paulo de Oliveira – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze JL G-09

2022 – Gabriel Casagrande e Gabriel Robe – AMattheis-Vogel – Chevrolet Cruze JL G-09