esportes@cascavelnews.com.br

A Cascavel de Ouro ficou em família. A 32ª edição da prova disputada na tarde de ontem no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, é dos Favarin (do pai Edgar e do filho Israel) e de David Muffato. David é primo da esposa de Edgar.

Com um Volkswagen Gol o trio Edgfar, Israel e David completou as 108 voltas da prova em 3h01m58s864. A dupla Leandro Totti e Lucas Onue, que com o VW Gol largaram na pole position, ficaram com a segunda posição. Gustavo Magnabosco e Eduardo Berlanda (VW Gol) ficaram com o terceiro lugar, após punição de 20 segundo sofrida por Caíto Carvalho e Fabiano Cardoso que correram com o Hyundai HB20. A dupla ficou com o quarto lugar.

A vitória ampliou para sete o recorde de vitórias de Edgar Favarin na corrida. “Beliscamos no ano passado, mas cravamos a desse ano”, se referindo à participação correndo com o filho Israel, o mais animado do trio. “É o que de melhor me aconteceu no automobilismo”, falou enquanto Muffato brincava com o parentesco: “Essa família é rápida”.

Recordista

Edgar Favarin ampliou seu recorde de vitória, tornando heptacampeão (sete vezes). Ele venceu pela primeira vez em 1983, 1’990 (em dupla com Clênio faust), 1991 (com Milton Serralheiro), 1994 (correndo em trio com David Muffato e Gilson Reikdall); 1996 (em dupla com Valmor Emílio Weiss), em 2005 (em dupla com Flávio Poersch) e hoje em trio com o filho Israel e com David Muffato.

David Muffato tornou-se tricampeão da prova. As outras vitórias foii em 1994, correndo em trio com Edgar e Gilson Reikdall) e em 2004 em dupla com Rui Chemin, seu primo.

David igualou-se ao pai Pedro Muffato, que ganhou a Cascavel de Ouro em 1971, 1974 e 1975.

Israel ganhou a Cascavel de Ouro pela primeira vez.

Largada com chuva

A largada sob chuva foi com safety car nas quatro primeiras voltas. A chuva parou e a pista foi secando deixando trilhos. A partir da 45ª volta as equipes começaram a usar pneus de pista seca. A diferença de aderência em vários pontos provocou vários toques, o mais grave foi entre os carros de Israel Favarin e Marcel Sedano na curva da Água.

O VW Gol de Sedano chocou-se contra a proteção de pneus e foi ‘devolvido à pista’, sendo atingido em cheio pelo Ford Ka de Ingmar Biberg. Os dois foram atendidos pelo doutor Ricardo Fiorentin Cavalheiro, do serviço médico do evento, e encaminhados para exames complementares no hospital São Lucas.

“O Marcel sofreu um corte na perna esquerdo e apresentava agitação, mas estava consciente, falando. Ele nem queria ir ao hospital. É um procedimento preventivo que ele precisa fazer. O Biberg foi ao hospital também por precaução, ele mesmo fez questão de fazer os exames”, informou o médico.

A volta mais rápida foi do carro de Leandro Totti e Lucas Onue. Lucas cravou a marca de 1min18s398, com média horária de 140,421 Km/h na 98ª das 108 voltas da corrida.

 

Resultado final da 32ª Cascavel De Ouro

1º) David Muffato/Edgar Favarin/Israel Favarin (PR/PR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações, 108 voltas em 3h01min58s864

2º) Lucas Inoue/Leandro Totti (PR/PR), VW Gol/Ymagawa Racing, a 36s479

3º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 50s628

4º) Fabiano Cardoso/Caíto Carvalho (RS/PR), Hyundai HB20/Fast Racing, a 58s157

5º) Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni (PR/PR), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 1min12s421

6º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas (MG/MG), VW Gol/Stumpf Preparações, a 1min20s748

7º) Gabriel Corrêa/Daniel Kaefer (GO/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 1 volta

8º) César Bonilha/Rafael Colombari (PR/PR), VW Gol/Cesinha Competições, a 1 volta

9º) Gefferson de Lima/Felipe Lobo (PR/PR). VW Gol/RB Motorsport, a 2 voltas

10º) Fausto de Lucca/Juca Lisboa (SC/PR), VW Gol/MIG Motorsport, a 2 voltas

11º) Anderson Portes/Natan Sperafico (PR/PR), Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team, a 2 voltas

12º) Rafael Lopes/Pedro Pimenta (SP/SP), Hyundai HB20/Fast Racing, a 2 voltas

13º) Carlos Machado/Beto Monteiro (PB/PE), GM Celta/Tuta Racing-Autotech, a 3 voltas

14º) Odair dos Santos/Thiago Klein (PAR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações, a 3 voltas

15º) Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (MG/SP), VW Gol/AGB Preparações, a 3 voltas

16º) Jorge Martelli/Wanderlei Berlanda Jr. (SC/SC), VW Gol/MP Competições, a 3 voltas

17º) Guilherme Sirtoli/Leônidas Fagundes (PR/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 3 voltas

18º) Raphael Teixeira/Pietro Rimbano (GO/SP), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 3 voltas

19º) Marcelo Beux/Aloysio Ludwig Neto (PR/PR), GM Celta/Caús Motorsport, a 4 voltas

20º) Thiago Camilo/Luiz Sérgio Sena Júnior (SP/RS), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 4 voltas

21º) Paulo Bento/Marco Romanini (PR/PR), GM Celta/Sorbara Motorsport, a 4 voltas

22º) Beto Pontes/Thiago Azalini (CE), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 4 voltas

23º) Christiano Bornemann/Marcelo Cancelli (PR/SC), VW Gol/MP Competições, a 5 voltas

24º) Wilton Pena/Lucca Paulinelli/Zigomar Júnior (MG/MG/SP), VW Gol/PaceCar Motorsport, a 5 voltas

25º) Ernani Kuhn/Renan Pietrowski (MT/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 6 voltas

26º) Wellington Cirino/André Marques/Lorenzo Massaro (PR/SP/PR), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 6 voltas

27º) Paulo Salustiano/ João Paulos Naumes (SP/SP), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 8 voltas

28º) Claitão Salcedo/Eduardo Fuentes/Rafael Cohen (RS/RS/RS), GM Celta/Kaki Motors, a 8 voltas

29º) Lucas Bornemann/Edson Leandro dos Reis (PR/PR), VW Gol/MP Competições, a 9 voltas

30º) Rodrigo Helal/Marcelo Bambino (SP/PE), GM Celta/FP Max Sports Car, a 9 voltas

31º) Igor Antunes/Anderson Oliveira (PE/PE), GM Celta/Tuta Racing-Malta Locadora, a 21 voltas

32º) Richard Heidrich/Richard Anthony Heidrich (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 22 voltas

33º) Betão Fonseca/Adriano Rabelo (SP/CE), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 28 voltas

34º) Demilson Andrade/William Gaiewski (RS/RS/PR), GM Celta/Leandro Motorsport, a 29 voltas

35º) Edson Bueno/Diogo Pachenki (PR/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 39 voltas

36º) Marcel Sedano/Emílio Weiss (SC/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 45 voltas

37º) Thiago Tambasco/Mauro Neuenschwander (MG/MG), GM Celta/Fast Racing, a 46 voltas

38º) Allan Aquino/Ingmar Biberg (PAR/PR), Ford Ka/RMP Motorsport, a 52 voltas

39º) James Ramos/Pierre Sabbagh (SC/SC), VW Gol/Stumpf Preparações, a 56 voltas

40º) André Bragantini/Cleiton Campos (SP/SC), GM Celta/Fast Racing, a 61 voltas

41º) Edson do Valle/Wellington Justino (GO/GO), Ford Ka/Classe A-Ferrari Motorsport, a 61 voltas

42º) Célio Vinícius/Pablo Alves (GO/GO), Fiat Mobi/Landerson Competições, a 66 voltas

43º) Wilians Peres/Rodrigo Bonora (PR/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 66 voltas

44º) Felipe Carvalho/Guilherme Salas (PR/SP), GM Celta/Fast Racing, a 68 voltas

45º) Luiz Carlos Ribeiro/Peter Ferter (RS/RS/MS), Ford Ka/Ourocar-Charrua Racing, a 69 voltas

46º) João Lemos/Analino “Choka” Sirtuli (POR/RS), GM Corsa/Choka Car Racing, a 75 voltas

47º) Marcelo Andrade/Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR/PR/PR), VW Gol/Stumpf Competições, a 76 voltas

48º) Tuca Antoniazi/Thiago Messias (RS/RS), GM Corsa/Tuta Racing, a 81 voltas

49º) Eduardo Pavelski/Nicolas Salmini (PR/PR), VW Gol/SR Competições, a 84 voltas

50º) Renan Guerra/Marlon Caús Bastos (SP/PR), GM Celta/Alpie Competições, a 94 voltas

51º) Guto Baldo/Júnior Caús (PR/PR), GM Corsa/Sivel Competições, a 99 voltas

52º) Davi dal Pizzol/Gustavo dal Pizzol (PR/PR), VW Gol/Roger Preparações, a 100 voltas

53º) Gustavo Myasava/Lucas Daleffe (PR/PR), MRF Motorsports/GM Celta, a 102 voltas

54º) Marcelo Campagnolo/Gastão Weigert (PR/PR), Ford Fiesta/Seidel Preparações, a 104 voltas

DESCLASSIFICADO

Gabriel Formentão/Cleves Formentão (PR/PR), VW Gol/SpeedCar

Melhor volta: Lucas Inoue/Leandro Totti, na 98ª volta, com 1m18s398, média de 140,421 km/h