esportes@cascavelnews.com.br

Curitiba recebe neste sábado a 2ª etapa do Império Endurance Brasil, a categoria que reúne as marcas mais desejadas e os carros mais rápidos do Brasil. A prova terá quatro horas de duração e tem tudo para ser uma das mais disputadas da temporada, com duelos quentes pela vitória nas sete categorias que compõe o evento.

Vencedores da disputa que abriu a temporada em Goiânia, o trio Fernando Fortes, Henrique Assunção e Fernando Ohasi – os dois primeiros atuais campeões da categoria – chega à capital paranaense disposto a repetir a dose. Mas sabem que vencer duas seguidas não é tarefa fácil. “Estamos muito felizes por termos começado bem o campeonato, mas a gente sabe que o Império Endurance Brasil é muito equilibrado e não existem favoritos. Vamos fazer nosso trabalho, focados em buscar o melhor resultado possível. Porque, mais importante do que vencer, é ter regularidade e somar o máximo de pontos possível em cada etapa. Foi isso que nos levou ao título do ano passado”, afirmou Assunção.

A previsão do tempo aponta que, no sábado, a temperatura não chegará nem a 20 graus. Mas na categoria GT3, a disputa também promete pegar fogo! Ricardo Maurício e Marcel Visconde – dupla veterana do Império Endurance Brasil – venceram na abertura da temporada a bordo da Porsche 911, mas contam com rivais de altíssimo nível que prometem pisar fundo para alcançar o degrau mais alto do pódio em Goiânia.

É o caso de dois estreantes de peso. Cacá Bueno e Ricardo Baptista ingressaram no campeonato este ano a bordo de uma Mercedes AMG GT3. Em Goiânia, ficaram na segunda posição da categoria e agora se sentem mais preparados para brigar pela vitória. “Nossa estreia foi bem positiva com um pódio e vamos continuar trabalhando para vencer na categoria GT3. A primeira etapa nos deu uma boa confiança para temporada 2021 e tenho certeza de que estaremos novamente fortes neste final de semana em Curitiba, já que esta pista tem características parecidas com Goiânia. É minha primeira temporada no Endurance Brasil e já vimos que o equilíbrio dos carros é bem forte, assim como o alto nível técnico dos pilotos”, afirmou Cacá Beuno.

Outra dupla que merece destaque no grid da GT3 é Marcelo Hahn e Allam Khodair, que competem a bordo de uma McLaren 720s. Os dois correm juntos desde 2007, já conquistaram o Sul-Americano de GT (20013) e chegam no Império Endurance Brasil credenciados pela conquista da GT Open no ano passado. “Nossa primeira corrida, em Goiânia, foi de adaptação. O carro tinha acabado de chegar ao Brasil, nós não sabíamos bem como ele iria reagir às características da pistas brasileiras, aos insumos nacionais… Passada essa primeira experiência, tanto para o carro quanto para nós, que não conhecíamos o campeonato, acredito que poderemos brigar ainda mais forte pelos primeiros lugares”, afirmou Khodair, que ao lado de Hahn foi terceiro colocado da GT3 na primeira etapa da temporada.

Hegemonia

Na categoria GT4, os hegemônicos Átila Abreu e Léo Sanchez, campeões do ano passado e vencedores da etapa de Goiânia a bordo da Mercedes, enfrentam a concorrência das duas McLaren 570S da equipe Autlog. De um lado, o trio formado por Gustavo Conde, Marco Pisani e Marcelo Brisc. Do outro, o um quarteto com Leandro Ferrari, Cássio Homem de Mello, André Moraes Jr, e Flávio Abrunhoza. Outro desafiante desta categoria é a BMW M4 de Henry Visconde, Paulo Sousa e Lucas Foresti.

Na GT4 Light, a briga está concentrada em duas marcas: A Ginetta, que conta com três carros no grid, e o Audi dos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim.

Outra categoria que tem duelo direto pela vitória é a P2, onde o novíssimo protótipo da Giaffone Racing preparado pela JD David Team guiado por Alan Hellmeister e Guto Negrão desafia o MCR V8 do trio de pilotos da FTR Motorsport Fernando Poeta, Marçal Muller e Claudio Ricci.

Na P3, destaque para a volta dos atuais campeões Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo ao grid. A dupla não participou da etapa de Goiânia e chega em Curitiba com o objetivo de tirar das mãos de Tiel Andrade e João Pedro Maia a primeira colocação do campeonato.

A largada das Quatro Horas de Curitibaestá marcada para 11h30 deste sábado. A prova conta com transmissão ao vivo e na íntegra no canal do Império Endurance Brasil no Youtube.