esportes@cascavelnews.com.br

A 3ª etapa do Campeonato Curitibano de Velocidade no Asfalto 2019, realizada sábado e domingo no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) foi marcada por bons pegas. A etapa contou com a participação de 80 carros, nas categorias Clássicos (Força Livre e Turismo Light), Turismo “A” e “C”, Marcas “A” e “B”, e Turismo “C”, com organização e promoção de Luciano Fracaro, da M&L Produções, patrocínio da Sudaseg Seguradora e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Durante os Treinos Classificatórios que definiram os grids de largada, realizado no sábado, os cinco primeiros por categoria foram: CLÁSSICOS FORÇA LIVRE – 1º) Armin Kliewer (PR), 1m35s087; 2º) Anderson Andrade (PR), 1m35s627; 3º) Ademir Pardo (PR), 1m37s397; 4º) Wanderlei Berlanda (SC), 1m37s427; e 5º) Maurício Gaudêncio (PR), 1m39319. CLÁSSICOS TURISMO LIGHT – 1º) Hamilton Morsch (PR), 1m52s257; e 2º) Carlos Nodari (PR), 1m53s588. TURISMO “A” – 1º) Leonardo Kovalski (PR), 1m41s150; 2º) Ike Bastos/Alexandre Bastos (SC), 1m41s499; 3º) Stive Tokarski/Gustavo Magnabosco (PR/SC), 1m41s524; 4º) Amauri Lisboa Jr/Fauto de Lucca (PR/SC), 1m42s096; e 5º) Karl Rauscher (SC), 1m42s377. TURISMO “C” – 1º) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (PR), 1m42s828; 2º) Diego Lino (PR), 1m43s851; 3º) Dela Coleta/Ricardo Pinheiro (PR), 1m44s744; 4º) José Cavassim/Daniel Cavassim (PR), 1m44s786; e 5º) Marcelo de Oliveira Filho (PR), 1m45s299. MARCAS “A” – 1º) Eduardo Pavelski (PR), 1m40s202; 2º) Stive Tokarski/Gustavo Magnabosco (PR/SC), 1m40s206; 3º) Rômulo Molinari/Alexandre Frankenberger (PR/SC), 1m40s211; 4º) Marcelo Andrade/Ruslan Carta Filho (PR), 1m40s323; e 5º) Gustavo Dal Pizzol (SC), 1m40s355. MARCAS “B” – 1º) Gefferson de Lima (PR), 1m41s239; 2º) Antonio Carvalho (PR), 1m41s981; 3º) Lúcio Seidel (PR), 1m42s696; 4º) Samir Guimarães/Adriano Braz Neto (SC/PR), 1m43s873; e 5º) Cézar Martins (SC), 1m45s482. TURISMO “B” – 1º) Carlos Schilipack (PR), 1m41s786; 2º) Luiz Nascimento/Henrique Basso (PR), 1m41s819; 3º) Maycon Oliveira (PR), 1m42s212; 4º) Mário Broering (SC), 1m42s471; e 5º) Rafael Balestrin (PR), 1m42s502.

Clássicos

A primeira prova das categorias Clássicos (Força Livre e Turismo Light), foi às 9h08 de domingo, com 11 participantes realizando uma corrida bem disputada nas duas categorias. Na largada, Armin Kliewer manteve a liderança, mas na primeira volta foi superado por Wanderlei Berlanada, que liderou até a terceira volta, seguido de perto por Armin Kliewer, Anderson Andrade, Maurício Gaudêncio e Admir Pardo. Na quarta volta Armin assumiu novamente a liderança para não mais perde-la e as demais posições ficaram inalteradas. Gilberto Carlassara teve problemas e nem largou e Hamilton Morsch quebrou na quinta volta. Ao fim de 18 voltas, vitória de Armin Kliewer, na Geral e na Força Livre, com tempo total de 29m23s208, seguido de Wanderlei Berlanda, a 0s495; Anderson Andrade, a 1s157; Maurício Gaudêncio, a 55s550; e Ademir Pardo, a 59s410. E na Turismo Light venceu Carlos Nodari, com 15 voltas no tempo de 29m27s215.

Na segunda prova dos Clássicos largou as 13h22 de domingo, com Armin Kliewer largando na pole position e mantendo a liderança até a bandeirada final, seguido de perto no início por Anderson Andrade, Wanderlei Berlanda, Ademir Pardo e Maurício Gaudêncio. Hamilton Morsch abandonou a corrida com sete voltas e Carlos Nodari completou apenas 15 voltas, quando também teve problemas técnicos. Após 18 voltas, a vitória foi novamente de Armin Kliewer na Geral e na Força Livre, com o tempo total de 28m55s768, tendo Anderson Andrade em segundo, a 37s070, Wanderlei Berlanda em terceiro, a 49s475; Ademir Pardo em quarto, a 52s503; Maurício Gaudêncio em quinto, a 1m41s040; e, Gilberto Carlassara em sexto, a uma volta. E na Turismo Light, nova vitória de Carlos Nodari, com 15 voltas no tempo de 29m47s843. A volta mais rápida das provas disputadas foi de Armin Kliewer, na 7ª passagem primeira corrida, com o tempo de 1m35s477, à média de 139,322 km/h.

Turismo “A” e “C”

Reunindo as categorias Terra Turismo “A” e Turismo “C”, a primeira prova aconteceu às 10h05 de domingo, com 23 participantes, para 30 minutos mais duas voltas. Leonardo Kovalski que largou na pole position perdeu a liderança na primeira volta, para Alexandre Bastos, onde se manteve até a 12ª volta, seguido de Leonardo Kovalski e Juca Lisboa. Na 13ª volta, Leonardo Kovalski assumiu a liderança, mas na volta seguinte a perdeu para Juca Lisboa que recebeu a bandeirada final na primeira posição. Thiago Nagib, Marcos Prado e José Cavassim nem completaram uma volta. Karl Rauscher, Gedson Gonçalves, Jean Lima, Johnis Toniolo, Stive Tokarski e Cláudio Tucholski abandonaram no decorrer da prova. O Safety Car foi acionado três vezes para a retirada de carros acidentados. Depois de 17 voltas, vitória de Juca Lisboa na Geral e na Turismo “A”, com tempo total de 36m02s951, vindo a seguir Leonardo Kovalski, a 0s382; José Pederneiras, a 3s390; Roberto Bonato, a 3s622; e, Jorge Marques, a 4s087. Na Turismo “C” venceu Roberto Bonato com tempo 36m06s573, tendo Diego Lino em segundo, a 1s918; Marcelo de Oliveira Filho em terceiro, a 6s139; Dela Coleta em quarto, a 6s432; e, Guilherme Bianchini em quinto, a 8s594.

Na segunda prova das categorias Terra também foi muito movimentada, indo à pista às 14h20, com boas disputas do início ao fim da corrida. Fausto de Lucca largou na pole, Mas foi superado por Leonardo Kovalski na primeira volta, caindo para o segundo lugar. Voltou à liderança na 17ª volta, mas em disputa com Leonardo, os carros se tocaram e Fauto foi superado novamente por Leonardo Kovalski e Stive Tokarski. Alecsander Ramires e Jean Gans nem completaram a primeira volta e Diego Lino abandonou na nona volta. O Safety Car entrou novamente por duas vezes para a retirada de carros acidentados. Ao fim de 18 voltas, a vitória foi de Leonardo Kovalski na Geral e na Turismo “A”, com tempo total de 33m43s685, vindo a seguir Stive Tokarski, a 1s798; Fausto de Lucca, 1s841; José Pederneiras, a 2s739; e, Jorge Marques, a 3s160. Na Turismo “C” venceu Evandro Maldonado, com tempo de 33m50s121; tendo Ricardo Pinheiro em segundo, a 5s435, Cláudio Tucholski em terceiro, a 7s273; Marcelo de Oliveira Filho em quarto, a 7s418; e, Ângelo Marqueto em quinto, a 52s651. Alexandre Bastos marcou a volta mais rápida das provas disputadas, na 5ª passagem da primeira corrida, com tempo de 1m41s600, à média de 130,925 km/h.

Marcas

As categorias Marcas “A” e “B”, foram para a primeira corrida com 15 participantes, largando às 11h04 no domingo, realizando uma prova muito disputada nas duas categorias. O pole position Eduardo Pavelski se manteve na liderança até a terceira volta, mas foi superado por Davi Dal Pizzol na quarta volta. Mas na quinta passagem, Davi levou um toque involuntário do seu filho Gustavo, batendo no guard-rail na entrada do “Pinheirinho” e abandonou a corrida. Lúcio Seidel nem completou uma volta e os carros de Stive Tokarski, Guilherme Plaza, Alexandre Bastos e Davi Dal Pizzol abandonaram no decorrer da corrida. O Safety Car entrou duas vezes para a retirada de carros acidentados. Gustavo Dal Pizzol foi desclassificado por atitude antidesportiva contra o carro nº 37, do seu pai Davi Dal Pizzol. Depois de 19 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Eduardo Pavelski, com tempo total de 33min38s259, seguido de Alexandre Frankenberger, a 0s450; Rafael Bastos, a 2s084; e, Marcelo Andrade, a cinco voltas. Na Marcas “B” venceu Gefferson de Lima, com tempo total de 33m43s681, vindo a seguir Antonio Carvalho, a 10s445; Emerson Grochoski, a 13s591; Samir Guimarães, a 21s667; e, Cezar Martins, a 22s107.

Na segunda prova das categorias Marcas “A” e “B”, que aconteceu às 15h18 também muito disputada, com os pilotos dando show na “briga” por posições na pista. Na largada, Eduardo Pavelski largou na pole position e manteve a ponta da prova, seguido de Rafael Bastos, Gefferson de Lima, Ruslan Carta Filho, Rômulo Molinari, Davi Dal Pizzol e Antonio Carvalho na primeira volta. Gustavo Dal Pizzol, Lúcio Seidel, Stive Tokarski e Cezar Martins nem completaram uma volta. Rodrigo Kostin, Davi Dal Pizzol, Guilherme Plaza e Ike Bastos abandonaram no decorrer da prova. Após 20 voltas, a vitória foi de Eduardo Pavelski na Geral e na Marcas “A”, com tempo total de 33m53s158, com Rafel Bastos em segundo, a 6s741; Ruslan Carta Filho em terceiro, a 16s363; e, Rômulo Molinari em quarto, a 24s994. Na Marcas “B” venceu Gefferson de Lima com tempo total de 34min18s962, seguido de Antonio Carvalho, a 7s116, e, Adriano Braz Neto, a 1m16s312. A volta mais rápida das duas provas realizadas foi de Rafael Bastos, na 2ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1m40s758, à média de 132,019 km/h.

Turismo “B”

O fim de semana foi de domínio total de Caca Schilipack, que marcou a pole position e venceu as duas corridas da Turismo “B”. Na primeira prova, que aconteceu às 12 horas de domingo, com 30 participantes, Caca Schilipack largou na frente e manteve a liderança, seguido de perto por Luiz Nascimento, Mario Broering, Rafael Balestrin, Emerson Szwed e Naor Petry. Octávio de Oliveira nem completou uma volta e José Renato Moraes, Marlon Rodrigues, Roberto Barbosa Jean Moraes e Naor Petry abandonaram no decorrer da corrida. A prova foi interrompida duas vezes pelo Safety Car para a retirada dos carros acidentados. Ao fim de 20 voltas, a vitória foi de Caca Schilipack, com tempo de 34m28s993, seguido de Luiz Nascimento, a 1s183; Rafel Balestrin, a 11s006; Mário Broering, a 12s097; Emerson Szwed, a 17s092; e, Marcelo Cancelli, a 19s888.

Encerrando as atividades de pista, a segunda corrida da Turismo “B” teve a largada às 16h17, com Caca Schilipack mantendo a liderança, seguido de perto por Rafael Balestrin, Mário Broering, Emerson Szwed, Artur Bailo Neto e Sérgio Bucco Jr. Octávio de Oliveira, Elton de Oliveira, Edson Dall Asta, Henrique Basso, Marcelo Kroth e Luciano Fracaro nem completaram a primeira volta. Jean Moraes, Roberto Barboza, Sérgio Bucco Jr, Brendon Gabardo Narciso Verza e Fernando Zatta abandonaram no decorrer da corrida. Nessa prova, o Safety Car foi acionado por quatro vezes para a retirada dos carros acidentados. Depois de 17 voltas, a vitória foi novamente de Caca Schilipack, com tempo de 35m35s517; tendo Rafael Balestrin em segundo, a 1s309; Naor Petry em terceiro, a 1s449; Maycon em quarto, a 3s779; Jorge Lorentz em quinto, a 5s080; e, Mário Broering em sexto, a 6s330. Rafael Balestrin marcou a volta mais rápida das duas provas, na 8ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1m42s178, à média de 130,185 km/h.

A 4ª e última etapa do Campeonato Curitibano de Velocidade 2019 está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, no AIC, válida também pela sexta e última etapa do Paranaense de Velocidade no Asfalto 2019.