esportes@cascavelnews.com.br

A sexta temporada da Gold Classic terá seus momentos decisivos no dia 15 de outubro, com as corridas da 5ª e última etapa confrontando os pilotos no veloz traçado do Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Com três títulos ainda indefinidos, a maior categoria de carros antigos e clássicos do automobilismo sul-americano terá a etapa final transmitida ao vivo em rede aberta de televisão para todo o Brasil.

As duas corridas do evento terão exibição da TV Cultura, com a geração de imagens a cargo da Master TV. Os horários estão sendo ajustados pela emissora de acordo com as atrações de sua grade. A etapa cascavelense também será mostrada ao vivo no canal de YouTube “Gold Racing”, onde também estarão disponíveis ao vivo, na mesma data, as quatro baterias da sexta e última etapa do campeonato da Gold Turismo.

A inclusão das corridas da etapa final na grade de programação da TV Cultura coincide com o momento de definição do calendário de competições de 2024, quando a Gold Classic terá seis etapas. A primeira delas, já confirmada e anunciada às equipes, levará o grid ao autódromo de Interlagos no dia 27 de janeiro, na programação preliminar do Grande Prêmio Cidade de São Paulo/1000 Milhas.

Foi exatamente em Cascavel, em 2018, que a Gold Classic deu início à sua história, com a realização de duas baterias válidas por um torneio festivo que, depois de repetido duas vezes em 2019, levou à criação do campeonato em 2020. Cascavel, Interlagos, Curitiba, Rivera, Goiânia, Velocitta, Londrina, Guaporé e Tarumã são as pistas que já receberam corridas oficiais e extracampeonato da categoria.

A realização da etapa final da Gold Racing, evento que também inclui o Campeonato Interestadual Gold Turismo, vai marcar em Cascavel o 50º aniversário do Autódromo Internacional Zilmar Beux – que recebeu este nome em 2012, por decreto municipal, em homenagem a um dos pioneiros responsáveis por sua construção. A inauguração aconteceu no dia 22 de abril de 1973, projetando a cidade no cenário nacional.

O CAMPEONATO

Na classe Premium o paulista Caio Lacerda, piloto do Aldee-VW da HT Guerra, chegou ao bicampeonato na quarta etapa, disputada no último dia 10 no circuito paulista do Velocitta, mesmo não tendo figurado no pódio. Na Divisão 4 o campeão é o também paulista Rogério Barbato, piloto do Omega da RTC Racing Team. Os títulos da Divisão 1, da Divisão 2 e da Divisão 3 serão definidos em Cascavel.

A disputa pelo título da Divisão 1 terá de um lado os gaúchos Moacir e Daniel Fighera, pai e filho que revezam a pilotagem de um Fusca preparado por eles próprios, e o paranaense Fábio Tokunaga, inscrito com o Gol da Sussego Motorsports. O também paranaense Paulo Henrique Costa, parceiro do gaúcho Cássio Cortes com o Voyage da Blitz Automotive, está em terceiro, sem chance de título.

Pela Divisão 2, são quatro os candidatos ao título da Gold Classic. O gaúcho André Padilha, da Equipe 158, lidera à frente da dupla paranaense Artur Bailo/Thiri Lorentz, da Thiri Racing, igualmente inscrita com um Gol. Os paranaenses Fábio Claudino, com o Chevette da SR Competições, e Gelerson Vendramin, piloto do Passat da HT Guerra, vão a Cascavel também com chances de conquista da taça.

A disputa na Divisão 3 terá três pilotos correndo com chance de título. O carioca Carlão Estites, piloto do Escort da FRT Motorsport, é líder isolado, apesar de atento às chances de título dos paranaenses Thiago Brandt e Rafael Schuhli, vice e terceiro, que dividem as atenções da equipe Terraquatro. Brandt pilota um Aldee-VW, enquanto Schuhli, dono do título do ano passado, compete com Puma GTE.