esportes@cascavelnews.com.br

CURITIBA (PR) – O paranaense Felipe Drugovich é o primeiro campeão da Fórmula 2 e mais um talento do estado a chegar à Fórmula 1. O piloto de Maringá conquistou sábado (10) o título da Fórmula 2, sendo o primeiro brasileiro a ser campeão da categoria, e nesta segunda-feira foi anunciado como piloto reserva da equipe de Fórmula 1 Aston Martin, fazendo o seu primeiro treino em novembro em Abu Dhabi.

Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), cumprimenta Felipe pela conquista do título da Fórmula 2 e por ser o mais novo talento do Estado a chegar à Fórmula 1. Gatti enaltece o trabalho e dedicação da família Drugovich, mencionando o empenho de Cláudio e Márcia Drugovich, tio e mãe de Felipe. “É gratificante ver um piloto que começou a competir na categoria Cadete em nosso estado brilhar no cenário internacional. Suas conquistas são fruto do trabalho de base de nosso estado e uma recompensa à dedicação de seus familiares. Acompanhamos desde os primeiros passos a luta do Cláudio para levar o Felipe para a Europa e o apoio emocional da Márcia, acompanhando o Felipe em todos os estágios de sua carreira. Manifestamos desejos de muito sucesso ao Felipe e temos certeza que ele nos trará muitas alegrias”, finaliza Rubens Gatti.

O último paranaense a ser campeão da categoria de acesso à Fórmula 1 foi o curitibano Ricardo Zonta, em 1997, quando foi campeão da F-3.000 Internacional. Naquele ano Zonta assinou contrato como piloto de testes da McLaren. No ano seguinte foi emprestado à BAR. Ele também passou pela Jordan e Toyota. Atualmente Zonta compete na Stock Car. Ricardo Sperafico, de Toledo, foi vice-campeão em 2003.