esportes@cascavelnews.com.br

Líder do Campeonato Paulista de Fórmula Delta em sua primeira temporada no automobilismo, o catarinense Erick Schotten viveu novas experiências na última semana. No Autobahn Country Club, no Estado americano de Illinois, ele participou de testes na USF Junior, a primeira na escala das categorias que levam à Fórmula Indy.

O principal objetivo de Erick Schotten, que iniciou sua carreira no kartismo, foi conhecer a categoria para a qual poderá “migrar” na próxima temporada. “Eu treinei ao longo de três dias e foram testes muitos produtivos”, relembra Schotten, de 15 anos. “Mas o que queríamos era não apenas treinar, mas também ‘sentir’ a categoria, ver se esse seria um próximo passo correto para a minha carreira”, completou.

Erick Schotten viveu todas as situações possíveis na pista de cerca de 5.700 metros situada em Jolliet, Illinois. “Foram cerca de 80 voltas por dia, muitas delas em pista molhada, o que também me fez ganhar um aprendizado muito grande”, conta o piloto. “Fui rápido na chuva e também com pista seca e tive que aprender também a administrar os pneus”, continuou.

Toda a programação de treinos foi coordenada pela equipe canadense Exclusive Autosport, que igualmente ficou satisfeita com o desempenho de Erick Schotten. “O engenheiro e o coach da Exclusive também entenderam que foram atividades muito produtivas e positivas”, explica o piloto de Timbó (SC). “Também aprendi muito sobre setup com eles e acho que, no conjunto final, pude mostrar que sou competitivo e rápido”, completou.

A partir de agora Erick Schotten passa a trabalhar para viabilizar sua participação na USF Junior na próxima temporada. “Gostei da categoria e da equipe Exclusive Autosport, acho que será um passo muito importante em minha carreira. Vamos trabalhar junto a possíveis patrocinadores para que eu possa competir nos Estados Unidos na próxima temporada”, finalizou.