esportes@cascavelnews.com.br

Campeão da Fórmula Delta na última temporada, o brasileiro Erick Schotten disputou no último fim de semana a 3ª etapa da USF Juniors, a primeira categoria do Programa Road to Indy nos Estados Unidos. A rodada, composta por três provas, foi realizada no Virginia International Raceway, no Estado da Virginia.

Schotten, que recentemente completou 16 anos, compete pela equipe canadense Exclusive Autosport e com ela trabalhou ao longo dos treinos em busca do melhor setup para a tomada de tempos, atividade em que obteve o 8º lugar entre 14 concorrentes.

A participação de Erick Schotten nas provas foi marcada por diversas ultrapassagens bastante agressivas e “certas”, quando conquistou várias posições. Na primeira prova da rodada o piloto de Timbó (SC) largou em 8º, esteve em sexto e, em uma tentativa de ultrapassagem, travou as rodas dianteiras, foi para a grama e voltou em 12º. Depois de uma intervenção do Safety Car, Schotten fez novas ultrapassagens e terminou em sexto, muito próximo do 5º colocado.

Na segunda prova, o piloto da Exclusive Autosport chegou a disputar a liderança quando estava em terceiro e tentou superar os dois primeiros colocados com uma ultrapassagem por fora. Nesta tentativa, Schotten foi para a grama e um buraco neste setor provocou sua rodada e o fez terminar em 9º.

E na terceira prova, novamente com belo ritmo e uma boa relargada após nova intervenção do Safety Car, Erick Schotten teve uma quebra do bico de seu carro em uma tentativa de ultrapassagem que o impediu de progredir. Ainda assim, tendo que se defender de forma incisiva, ele recebeu a bandeirada em sexto depois de estar na quinta posição.

“De uma forma geral, os resultados não condizem com o ritmo que eu tinha nas três provas”, resume Erick Schotten. “Fiz várias ultrapassagens bastante agressivas e acho que poder batalhar por posições e pela vitória foi um ponto muito positivo para nós. A rodada na segunda bateria foi causada por um buraco na área de escape e, não fosse isso, eu teria voltado à pista em segundo e em condições de lutar pela vitória na última volta”, completou.

No balanço final, Erick Schotten teve uma participação marcada por muita evolução na Virginia. “Evoluímos bastante, aprendi muito sobre setup, fiz várias ultrapassagens e fui muito competitivo. Tivemos alguns problemas nos treinos que atrapalharam um pouco nosso trabalho inicial, mas no todo a rodada foi muito positiva para mim e para a equipe”, finalizou.