esportes@cascavelnews.com.br

Campeão da Fórmula 2 em 2022, o brasileiro Felipe Drugovich (XP Investimentos/Porto Seguro/Banco Master/Stilo) continuará exercendo as funções de piloto de testes e de desenvolvimento da Aston Martin na Fórmula 1 em 2024.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pela equipe inglesa, que igualmente comunicou que o piloto de Maringá (PR) participará do primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi, o fechamento da temporada entre os dias 24 e 26 de novembro, substituindo Fernando Alonso.

Esta será a segunda participação de Felipe Drugovich em um treino oficial de um Grande Prêmio. Antes de Abu Dhabi, ele substituiu Lance Stroll no primeiro treino do Grande Prêmio da Itália e nos testes de pré-temporada no Bahrein.

Além de participar de diversas atividades ao longo dos GP´s em 2023, Felipe Drugovich trabalhou ativamente no desenvolvimento dos AMR21, AMR22 e AMR23, completando mais de seis mil quilômetros de pilotagem entre os três modelos.

Em 2024 Drugovich manterá sua função oficial nos Grandes Prêmios e continuará conduzindo os trabalhos de desenvolvimento no simulador na sede da Aston Martin em Silverstone. Em 2023 o piloto paranaense trabalhou ao longo de 20 dias em simulador.

“Estou muito orgulhoso por continuar a trabalhar com a Aston Martin. Este ano aprendi muito, não apenas na pista, mas trabalhando com os engenheiros no simulador e no programa de desenvolvimento que foi projetado para mim. Estou orgulhoso da contribuição que pude dar e satisfeito por ter conseguido ajudar no progresso do desenvolvimento do AMR23. Meu foco agora muda para a preparação para a próxima sessão de FP1 em Abu Dhabi. Já estou ansioso para pilotar o AMR23 novamente e pelo trabalho que farei com os engenheiros durante o inverno para me preparar para 2024”, disse Felipe. “Agradeço a toda a equipe pelo incrível apoio nos últimos 12 meses e também aos meus patrocinadores XP, Porto e Banco Master, que me apoiaram em cada etapa do caminho”, completou.

“Todos na Aston Martin estão incrivelmente satisfeitos com a permanência do Felipe conosco. Ele é um rosto familiar dentro da equipe e entende as demandas específicas da função, tem uma tremenda ética de trabalho e mostrou sua velocidade e experiência depois de substituir Lance Stroll lesionado durante os testes de pré-temporada no Bahrein”, declarou Mike Krack, chefe da equipe Aston Martin Aramco Cognizant. “Cada vez que ele se senta ao volante, vemos claramente a força da sua contribuição: o seu ritmo, feedback e empenho são extremamente valiosos para os nossos engenheiros. Estamos ansiosos por outra temporada produtiva juntos”, finalizou.