esportes@cascavelnews.com.br

O Autódromo de Monza, na Itália, foi neste sábado palco para a maior e mais importante conquista da carreira do paranaense Felipe Drugovich. Piloto da equipe holandesa MP Motorsport se tornou o primeiro brasileiro campeão da história da Fórmula 2, a última categoria antes da Fórmula 1.

Felipe Drugovich coloca a bandeira do Brasil de novo no topo do automobilismo mundial (foto: Divulgação)

Com uma folga de 69 pontos na liderança da tabela de classificação, o piloto de Maringá (PR) poderia se sagrar campeão ainda neste sábado, na primeira corrida da 13ª etapa da temporada, de acordo com os resultados que ele e Theo Pourchaire, seu adversário na luta pelo título, obtivessem.

Felipe Drugovich, que largava em 12º em função da perda de cinco posições por não diminuir a velocidade em um trecho com bandeira amarela na tomada de tempos, abandonou a Sprint Race com a barra da direção quebrada na primeira volta após ter sido tocado por Amaury Cordeel.

O piloto francês também largava no meio do pelotão, em 14º, e precisava chegar pelo menos em quinto para adiar a decisão do título para o domingo. Assistindo a prova dos boxes, Felipe Drugovich viu Pourchaire ganhar algumas posições no início e perder várias mais tarde, finalizando a prova em 17º – e sem marcar pontos.

Desta forma, a folga de 69 pontos na liderança permitiu que Felipe Drugovich comemorasse o título com três provas de antecedência, uma vez que restam apenas 65 pontos em jogo.

“Foi uma corrida estranha. Não tínhamos muito o que fazer depois da curva 4 porque eu fui empurrado para a grama e obrigado a abandonar”, disse Felipe Drugovich. “Fechar o campeonato assim é diferente, mas muito bom também, porque mostramos que fomos fortes ao longo do ano. Agora vamos nos preocupar em conquistar também o campeonato de equipes”, finalizou.

Neste domingo, às 5h05 (horário de Brasília), Felipe Drugovich disputará a corrida principal, a Feature Race. Campeão antecipado, ele buscará sua 9ª vitória na categoria e a quinta na temporada, o que seria muito importante para as pretensões da líder MP Motorsport de igualmente chegar ao título.

Felipe Drugovich tem o apoio de Drugovich Auto Peças, que atua no ramo de peças para caminhões e ônibus; da Jaloto & Drugovich, destaque nacional no segmento de transporte de cargas paletizadas; e da Stilo, fabricante italiana de capacetes.

A Band transmitirá ao vivo a prova deste domingo em Monza em TV aberta, a partir das 5 horas. Além da Band TV, os torcedores poderão assistir pelo site band.com.br, Bandplay e Bandsports.