esportes@cascavelnews.com.br

LONDRINA (PR) – Saindo na segunda colocação do grid de largada e com a estratégia de atacar logo na primeira volta, o paranaense João Batista dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, foi o grande nome da categoria GT Truck na 5ª etapa da Fórmula Truck, disputada na tarde deste domingo (4), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná. Com um caminhão DAF, o piloto de Colombo completou as 21 voltas da prova em 36m49s483. Esta foi a segunda vitória consecutiva da Joãozinho Santa Helena em Londrina e a terceira na categoria, já que ganhou a etapa de abertura da atual temporada em Rivera, no Uruguai, em prova válida pela copa Mercosul.

Ramiris Fontanella saiu na pole position e sofreu forte pressão de Joãozinho Santa Helena e Pedro Muffato na largada. Ele foi o segundo colocado na prova (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

O catarinense Ramiris Fontanella, que largou na pole position com um Scania, conquistou o segundo lugar, recebendo a bandeirada a 4s595 do vencedor Joãozinho Santa Helena. O também catarinense Túlio Bendo se classificou na terceira colocação, seguido do gaúcho Rogério “Taio” Agostini em quarto; o gaúcho Rafael Fleck, em quinto; e o paulista Alex de Andrade Vieira completando o grupo daqueles que foram ao pódio, com o sexto lugar.

O Top 10 se completa com o paranaense Edivan Monteiro em sétimo; o paraguaio Nilton Sérgio Jacobsen Filho, em oitavo; o paranaense Alisson Nurnberg, em nono: e o catarinense Leonardo Barramacher em 10º.

Estratégia

Joãozinho Santa Helena diz que sabia que para vencer tinha que aproveitar a largada. E foi o que fez, partiu para o ataque e assumiu a ponta logo na segunda curva. “Depois de ter ficado com a segunda colocação no grid de largada, acreditávamos que para vencer tinha que assumir a liderança logo na largada porque o Ramiris Fontanella estava com um caminhão muito rápido em todo o fim de semana. Foi uma corrida de muita concentração. Em alguns momentos procurei administrar a vantagem de mais de quatro segundo, com o pensamento de que assim poderia evitar um erro, que certamente permitia o Ramiris me ultrapassar. Consegui se manter à frente e vencer pela segunda vez consecutiva em Londrina”, frisa Joãozinho Santa Helena.

Classificação

Rafael Fleck travou acirrado duelo com Rogério Agostini para chegar à liderança da categoria GT Truck com o quinto lugar em Londrina (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

O campeonato passa a ter dois líderes na categoria GT Truck depois de Londrina, 4ª etapa do Campeonato Interestadual. A classificação extra-oficial coloca Rafael Flex, quinto neste domingo, e Túlio Bendo, terceiro, na liderança, com 330 pontos cada. Everton Fontanella passa a ser o terceiro colocado, com 285 pontos, enquanto que Pedro Muffato, que liderava a competição desde a primeira etapa, caiu para quarto, com 263 pontos. O veterano piloto teve problemas com a direção de seu Scania e abandonou a competição na 11ª volta. Joãozinho Santa Helena, que estava em 20º, somou 110 pontos em Londrina e deverá aparecer em Top 10 do campeonato, com 148 pontos.

A 6ª etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 8 de setembro, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.

A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

 

 

Resultados da categoria GT Truck em Londrina

Túlio Bento conquistou o terceiro lugar, posição que o leva a dividir a liderança com Rafael Fleck (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

1º) João Batista dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, 21 voltas em 36m49s483

2º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), a 4s595

3º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 9s097

4º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, a 31s618

5º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Volvo, a 33s588

6º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a 47s419

7º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 1m13s327

8º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 1m21s085

9º) Alisson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 1m31s064

10º) Leonardo Barramacher (Itapema-SC), Volvo, a 1m36s889

11º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 1 volta

12º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Volvo, a 1 volta

13º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 1 volta

14º) Valdinei Vieira dos Santos (Cascasvel/PR), Mercedes-Benz, a 1 volta

15º) Robson Luiz Trevizol (Xanxerê-SC), Volkswagen), a 1 volta

16º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Ford Cargo, a 1 volta

17º) Lazaro Donizete (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, a 1 volta

18º) Fabrício Berton (Campo Grande-MS), Mercedes-Benz, a 2 voltas

19º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 5 voltas

20º) Sandro Abelardo Pinheiro ((Itapema-SC), Mercedes-Benz), a 6 voltas

Não completaram

21º) Márcio Limestone (Colombo-PR), Scania, a 8 voltas

22º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, a 11 voltas

23º) Robson Lucas Pitta de Oliveira (Curitiba), Ford Cargo, a 15 voltas

24º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 16 voltas

25º) Brayan Ruan Pitta Silva (Curitiba-PR), Scania, a 17 voltas

26º) Jorge Maurício Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, 1 19 voltas

27º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Ford Cargo, a 19 voltas

 

Calendário da Fórmula Truck para 2024

Já realizadas

24 de março – Rivera (Uruguai)

21 de abril – Guaporé (RS)

2 de junho – Cascavel (PR)

30 de junho – Campo Grande (MS)

4 de agosto – Londrina (PR)

 

Próximas etapas

8 de setembro – Guaporé (RS)

13 de outubro – Rivera (Uruguai)

10 de novembro – Tarumã (RS)

1º de dezembro – Cascavel (PR)