esportes@cascavelnews.com.br

A bandeira do Brasil voltou a flamular no topo do automobilismo internacional. O paulista Gabriel Bortoleto conquistou nesta manhã, em Monza, na Itália, o título de campeão da temporada 2023 da Fórmula 3 FIA.

Com apenas 18 anos, Bortoleto teve uma vida voltada para o motorsport desde os seis anos, quando começou nas competições de kart. Após acompanhar as competições do irmão mais velho Enzo, o então garoto deu suas primeiras voltas no Kartódromo da Granja Viana, na região metropolitana paulista. Depois disso, com o passar do tempo, ele ganhou as pistas de todo o Brasil e, quando surgiu a primeira oportunidade, com 12 anos de idade, seguiu para a Europa em busca de evolução.

A temporada da F-3

Desde o fim de 2022 Gabriel Bortoleto firmou uma parceria com a A14 Management, empresa fundada por Fernando Alonso, para fazer e gestão e direcionamento de sua carreira. Sempre acompanhado pelo espanhol Albert Resclosa (sócio de Alonso) e o seu driver coach Roberto Streit, Gabriel começou a construir o seu título na primeira etapa da temporada 2023 no Barein – Oriente Médio. Naquela ocasião Bortoleto venceu a feature race – corrida principal do fim de semana e, daí por diante, não mais perdeu a liderança do Campeonato.

Na segunda rodada do ano, disputada em Melbourne – Austrália, Gabriel voltou a brilhar tendo feito a pole-position e conquistado mais uma vitória de feature race. Animado pelos bons resultados e seguindo todas as orientações de pista e extra-pista de Alonso, Bortoleto seguiu para as demais etapas pontuando sempre de forma muito consistente.

Para concluir o título nesta sexta-feira Gabriel chegou à Monza tendo conquistado cinco pódios na temporada e aberto uma diferença de 38 pontos para o segundo colocado, o estoniano Paul Aron. A única chance que seu concorrente teria de brigar pelo título seria o de conquistar todos os pontos do fim de semana que incluíam, também, os dois pontos da pole-position desta etapa que, hoje, foi registrada por Oliver Goethe – companheiro de equipe de Gabriel. Assim, com 36 pontos ainda em jogo no fim de semana e Gabriel com 38 de vantagem, mesmo sem somar nenhum ponto nas corridas de sábado e domingo o brasileiro não tem como ser alcançado pelos demais concorrentes.

“Estou realmente muito feliz com a conquista que atingimos hoje aqui em Monza. Sempre fui dedicado em todas as competições que participei e, especialmente neste ano, sinto que evolui demais tanto dentro como fora da pista. A oportunidade de ter chegado até aqui foi sem dúvida especial e espero, sinceramente, continuar elevando a bandeira do Brasil na busca pelo meu objetivo de me tornar um piloto de sucesso na F-1. Dedico esta conquista a Deus, minha família, à equipe Trident, aos profissionais que estiveram comigo nesta caminhada e a todos que torceram e me deram forças durante todo o ano. Ao Banco BRB, Ebury e Americanet – empresas que me patrocinaram nesta temporada – minha sincera gratidão”, comemorou entre muitos sorrisos o brasileiro de 18 anos.

A programação do fim de semana de competição em Monza segue normalmente para Gabriel que, na sessão classificatória desta manhã, registrou o quinto melhor tempo. Com este resultado ele irá largar na Sprint Race deste sábado em oitavo e, na Feature Race, no domingo, da quinta colocação.

Confira a programação oficial pelo horário de Brasília:

Sábado (02/09)

Corrida sprint – 4h25min (BandSports)

Domingo (03/09)

Corrida principal – 3h15min (BandSports)