esportes@cascavelnews.com.br

Campeão brasileiro e da Copa Brasil, Gabriel Koenigkan vive um momento único em sua carreira. Medalha de prata no FIA Motorsport Games em 2022 na França, ele está surpreendendo em sua primeira temporada no kartismo europeu competindo na categoria OK Junior.

Integrante da equipe oficial da fabricante italiana CRG, Koenigkan disputa o Campeonato Europeu e, nas duas etapas até aqui realizadas, chegou a um feito difícil de ser conquistado por um brasileiro em seu primeiro ano na disputa.

Na Espanha e na República Tcheca, Gabriel Koenigkan obteve classificação para disputar a Final entre 83 pilotos de várias partes do mundo. E, mais importante do que isso, o brasiliense esteve posicionado entre os dez primeiros colocados em praticamente todas as provas classificatórias que disputou entre as duas etapas.

Após a soma dos pontos obtidos nas classificatórias, Koenigkan classificou-se em 25º no grid de largada da Final e recebeu a bandeirada em 17º em Valencia. E em Třinec, o brasileiro largou em 12º, mas teve problemas na primeira volta e terminou em 19º.

“Não é fácil obter classificação para a Final no Campeonato Europeu”, avalia Gabriel Koenigkan. “Por conta do grid cheio, o asfalto é mais emborrachado que no Brasil e isso dificulta nossa adaptação, além de vários outros fatores. E, por tudo isso, estou muito feliz com tudo que vem acontecendo e que venho obtendo até aqui”, completou o único piloto brasileiro na Final da OK Junior nas duas etapas do Campeonato Europeu.

Duas semanas antes de disputar a 2ª etapa do Europeu, Gabriel Koenigkan competiu em Třinec no Champions of the Future, competição preparatória para o campeonato continental. E naquela ocasião, novamente se classificou para a Final, agora entre quase 100 pilotos. O brasileiro largou em 14º entre os 36 finalistas e recebeu a bandeirada em 6º.

Agora, Gabriel Koenigkan está em Rødby, na Dinamarca, onde inicia os treinos para a disputa da 3ª etapa do Champions of the Future e para a 3ª etapa do Campeonato Europeu, marcadas para os dias 3 e 18 de junho, respectivamente.

“O kartismo europeu nos ensina muito e estou em busca de todo o aprendizado possível. Mas, logicamente, vou também em busca do melhor resultado, sempre”, destaca Gabriel Koenigkan. “Quero agradecer à CRG Factory e a CRG Brasil pela oportunidade, apoio e confiança, ao Eduardo Dieter, da CRG Brasil, e em especial ao Gabriel Gomez, que tem me apoiado e me ensinado muito aqui na Europa”, finalizou.