A etapa de abertura do Endurance Brasil 2019, durante as Quatro Horas de Curitiba, realizada no sábado, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR), poderia ter resultado melhor para o trio Fábio Ebrahim, Pedro Aguiar e Wagner Ebrahim, do Team Ginetta Brasil. Os pilotos classificaram o seu protótipo Ginetta G57 em terceiro lugar do grid, vinha bem na segunda posição na Geral, mas o acidente com um carro da GT4 ocasionou a quebra de um dos braços da suspensão traseira esquerda, logo após Pedro Aguiar ter assumido o comando do carro. Com isso, o G57 foi para s boxes para o reparo, onde perdeu 9 voltas, somando as duas paradas seguintes para o ajuste da suspensão, tirando o sonho da equipe de chegar ao pódio da etapa entre os três primeiros na Geral. Mesmo assim, concluiu a prova em oitavo na Geral e em quarto na categoria P1.
Na largada o Team Ginetta Brasil, que teve o patrocínio da Construtora Álvaro Aguiar, apoio da Motul, Valorem e GT Shine, e pneus oficias da Yokohama, o piloto Fábio Ebrahim optou pela cautela, para não se envolver em acidentes, pois seria uma prova de longa duração. Como o carro a sua frente não largou bem, Fábio caiu para a quinta posição, por ter ficado “travado” para os dois lados. O piloto manteve a calma e passou a fazer o seu ritmo de corrida, chegando à segunda posição com oito voltas de prova. No início a prova teve a intervenção do safety car por três vezes, para a retirada de carros acidentados. Fábio se manteve em segundo até uma hora de prova, quando passou o G57 para Pedro Aguiar.
Pedrinho Aguiar retornou à pista com o Ginetta G57 em oitavo lugar na Geral e passou a imprimir ritmo forte de corrida, ultrapassando retardatários e reconquistando posições. Mas infelizmente, durante a ultrapassagem em um carro da GT4, o G57 foi tocado na roda traseira esquerda, ocasionando a quebra da roda e de um dos braços da suspensão. Pedrinho foi para os boxes e o Team Ginetta Brasil trabalhou rápido para efetuar a troca, pois os ponteiros estavam virando na casa dos 1:17. O piloto ainda teve que fazer mais duas paradas para reequilibrar a suspensão e voltar a andar rápido. Com o carro alinhado novamente, Pedrinho imprimiu bom ritmo de corrida, ganhando várias posições até passar o G57 para Wagner Ebrahim.
O experiente piloto Wagner Ebrahim foi para a pista em busca de recuperação e teve excelente performance com o Ginetta G57. Retornou à pista na 20ª posição na Geral e com bom ritmo de prova foi ganhando posições a cada volta completada. Wagner soube encontrar o ponto certo de “pilotagem” para o G57, que não estava 100% com o acidente sofrido. E para a alegria do Team Ginetta Brasil, o piloto ganhou 12 posições e concluiu a prova na oitava posição na Geral e em quarto lugar da categoria P1. “Apesar do contratempo, nossa equipe trabalhou muito rápido e conseguimos reverter um péssimo resultado. Pelas circunstâncias, o quarto lugar foi ótimo. Agora vamos nos preparar para a segunda etapa em Goiânia, pois a temporada vai ser muito disputada”, declarou Wagner Ebrahim.
Resultado final
Após quatro horas de prova e 153 voltas completadas, os 10 primeiros da etapa de abertura do Endurance Brasil 2019 foram: 1º) Vicente Orige/Carlos Kray/Tarso Marques (P1 – AJR), 153 voltas em 4h00m16s163; 2º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (GT3 – Mercedes AMG), a 0s379; 3º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), a 27s492; 4º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), a 58s374; 5º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1 – AJR), a 3 voltas; 6º) Chico Longo/Daniel Serra (GT3 – Ferrari 488), a 7 voltas; 7º) Alexandre Auler/Leandro Romera (GT3 – Mercedes AMG), a 8 voltas; 8º) Wagner Ebrahim/Pedro Aguiar/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G57), a 9 voltas; 9º) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (GT3L – Aston Martin), a 10 voltas; e 10º) Esio Vichiesi/Renan Guerra/Kreis Jr (GT4 – Ginetta), a 11 voltas.
A 2ª etapa do Endurance Brasil está marcada para o dia 25 de maio, com as Quatro Horas de Goiânia (GO).