O Team Ginetta Brasil vai largar da terceira posição na primeira etapa do Império Endurance Brasil 2019, nas Quatro Horas de Curitiba, que será realizada neste sábado, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR). Os pilotos Wagner Ebrahim, Pedrinho Aguiar e Fábio Ebrahim conseguiram um bom desempenho do seu protótipo Ginetta G57, mas ele tem muito para evoluir, pois é a sua primeira vez em competição oficial da temporada 2019. Logo após o treino classificatório, a equipe começou a realizar os ajustes finais e acredita em um bom resultado na Geral e na categoria P1, durante a prova de quatro horas de duração.
Na temporada 2019 da Endurance Brasil, o Team Ginetta Brasil contará com o patrocínio da Construtora Álvaro Aguiar, apoio da Motul, Valorem e GT Shine, e pneus oficias da Yokohama. O carro da equipe é um protótipo Ginetta G57, de fabricação britânica, equipado com motor Chevrolet V8, de 6,2 litros, com bloco de alumínio e sistema de óleo de carter seco, que gera 575 cavalos de potência, desenvolvido e preparado pela Ginetta. Seu peso é 940 quilos e tem velocidade final de 300 km/h. Ele foi todo produzido em fibra de carbono, aprovado em crasch-test da FIA. No Brasil, o G57 terá auxílio técnico dos engenheiros Ubiratan (mecânico) e Vinícius (elétrico), do Team Ginetta Brasil.
Os pilotos acreditam que o Ginetta G57 ainda pode evoluir um pouco mais. “Ainda estamos acertando e nos adaptando ao nosso Ginetta. Mesmo assim, estivemos sempre entre os três primeiros nos treinos livres e ficamos em terceiro no classificatório”, declarou Fábio Ebrahim. “A disputa vai ser muito boa durante a corrida, pois todos os protótipos estão muito rápidos e tem alguns GT3 se misturando a eles, mas com duas paradas para a troca de pilotos e reabastecimento, as estratégias podem definir”, argumentou Pedrinho Aguiar. “Como disse o Fábio, estamos acertando e ao mesmo tempo desenvolvendo o nosso Ginetta para esse tipo de competição. Os AJR já tem dois anos nessa competição. Vamos montar uma boa estratégia e tentar surpreender a todos na parte final da prova, para chegar ao lugar mais alto do pódio”, concluiu Wagner Ebrahim.
Grid de largada
Os doze primeiros colocados após o treino classificatório foram: 1º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1 – AJR), 1m11s619; 2º) Vicente Orige/Carlos Kray/Tarso Marques (P1 – AJR), 1m12s227; 3º) Wagner Ebrahim/Pedro Aguiar/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G57), 1m12s621; 4º) Chico Longo/Daniel Serra (GT3 – Ferrari 488), 1m12s739; 5º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), 1m13s924; 6º) Tiel Andrade/Júlio Martini/Anderson Toso (P1 – AJR), 1m13s946; 7º) Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (GT3 – Mercedes AMG), 1m14s654; 8º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (GT3 – Mercedes AMG), 1m15s095; 9º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), 1m15s722; 10º) Eduardo Padron/Marcelo Viana/Thiago Marques (P1 – AJR), 1m16s114; 11º) Jair Bana/Duda Bana (P2 – Predador), 1m17s081; e 12º) Peter Feter/Ricardo Mendes (GT3 – Ferrari 458), 1m18s706.
Programação –
A programação oficial para este sábado, começas das 9 às 11h30, com a vistoria técnica nos boxes. Das 9h30 às 10 horas warm-up da Endurance. Das 12 às 13 horas, visitação aos boxes e horário promocional. Às 13h30, abertura de box. Às 13h40, fechamento de box. Às 13h45, um minuto de silêncio em homenagem ao piloto Cali Crestani. Às 13h50, Hino Nacional com todas as equipes perfiladas atrás de seus carros. Às 14h55, placa de 5 minutos. Às 14 horas, largada para a prova Quatro Horas de Curitiba. E às 18h30, pódio geral e de todas as categorias.