esportes@cascavelnews.com.br

Na última semana o Kartódromo Arena de Itu, em Itu (SP), foi palco para as provas do Grupo 1 do 57º Campeonato Brasileiro de Kart e do 6º Campeonato Brasileiro Rotax, quando o kartismo conheceu 14 novos campeões nacionais. E, dentre nomes conhecidos, um jovem piloto se mostrou como uma das grandes revelações deste esporte no Brasil.

Com sua carreira iniciada há menos de dois anos, o paranaense Gustavo Bonk (Lake Bank/Sabor Verde/ULV) competiu em duas categorias e obteve enorme destaque ao ser campeão em uma delas e chegar muito perto do título em outra.

A primeira delas foi a Rotax Mini Max, em que o piloto de Curitiba conquistou a pole position com 140 milésimos de vantagem sobre o segundo colocado. Bonk – que teve seu primeiro contato com esta categoria no último mês de maio – obteve um segundo lugar e uma vitória nas corridas classificatórias e garantiu o direito de novamente largar na pole position, agora na Pré-Final.

Gustavo Bonk repetiu seu ótimo desempenho na Pré-Final e venceu pela segunda vez no Campeonato Brasileiro, o que lhe deu sua terceira pole position, desta vez para a Final, a corrida que revelaria o novo campeão brasileiro da Rotax Mini Max.

A prova decisiva foi disputada no último sábado (15) e, com uma pilotagem sem erros e muito segura, Gustavo Bonk (Lake Bank/Sabor Verde/ULV) abriu vantagem de forma gradativa para vencer pela terceira vez na semana. Deste vez, porém, a vitória teve uma importância ainda maior, já que o piloto de apenas 11 anos conquistava seu primeiro título de campeão brasileiro.

Mas, mais do que isso, a vitória valeu o “ticket” para disputar o Rotax Max Finals, o Campeonato Mundial Rotax, em Portugal em novembro, o que será sua primeira participação no kartismo internacional.

Quase campeão mais uma vez – Gustavo Bonk competiu também na Cadete e por muito pouco não se consagrou bicampeão brasileiro de kart em um mesmo dia. E nesta categoria sua participação começou de forma mais ‘tímida’, com um 14º lugar na tomada de tempos.

Aos longo das provas classificatórias, porém, ele se recuperou e com dois belos resultados – 2º e 4º –, garantiu a quarta posição no grid de largada da Pré-Final, prova que acabaria vencendo por apenas 87 milésimos de diferença.

Largando na pole position na Final da Cadete, Gustavo Bonk viveu uma corrida intensa, com várias trocas de posição. E, após tensas 17 voltas, o paranaense se sagrava vice-campeão brasileiro da Cadete, apenas 184 milésimos de segundos atrás do vencedor.

Mundial em Portugal

Agora os esforços de Gustavo Bonk e de sua família estão direcionados ao Rotax Max Finals, que será disputado no Kartódromo do Algarve, em Portimão, Portugal, entre os dias 19 e 26 de novembro.

“Foi uma semana muito emocionante para mim e para minha família. Sou campeão brasileiro e por muito pouco não venci também na Cadete. Só tenho a agradecer a Deus e aos meus pais por tudo que vivi até aqui no kartismo”, disse Gustavo Bonk. “Agora vamos nos preparar para o Mundial em Portugal, que será um campeonato ainda mais difícil. Vou me esforçar o máximo possível para trazer um grande resultado para o Brasil”, finalizou.

No Rotax Max Finals Gustavo Bonk terá como responsáveis pelo acerto do seu kart o preparador português Nuno Martins, chefe de equipe da Tony Kart Portugal e da Norma Racing Team, e o brasileiro Bruno Grigatti, da Grigatti Squadra Corse, sua equipe no Brasil.