esportes@cascavelnews.com.br

Os curitibanos Jair e Carlos Eduardo “Duda” Bana (Bana Pneus) marcaram a pole position da Categoria P2, da 1ª etapa do Brasileiro de Endurance 2019, que está sendo realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, neste fim de semana. A prova da Império Endurance Brasil, denominada Quatro Horas de Curitiba, será disputada nas categorias P1, GT3, GT3 Light, GT4, P2, P3 e P4, com grid de 32 carros, com potentes protótipos e GTs. A supervisão do evento será da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O Império Endurance Brasil 2019 começou nesta sexta-feira, com a realização de quatro treinos livres e o classificatório, onde as equipes aproveitam para acertar os carros para a corrida. A dupla curitibana Jair e Duda Bana (Bana Pneus), espera um bom resultado na etapa de abertura do Brasileiro de Endurance 2019 em Pinhais, pois correndo em “casa” tem boas chances de surpreender e vencer na sua categoria. Na categoria P2, os três primeiros foram: 1º) Jair Bana/Duda Bana (Protótipo Predador), 1m17s081; 2º)Mauro Kern/Paulo Souza (MCR Tubarão), 1m19s870; e 3º) Nay Faustini/Ney Sá Fautini (Geebee), 1m21s200.

Os pilotos Jair Bana e Duda Bana (pai e filho) vão disputar a temporada 2019 do Império Endurance Brasil 2019, com o Protótipo Predador, que tem preparação da G-Stage. O protótipo é equipado com motor Audi de 4 cilindros turbo, que desenvolve 300 cv de potência, câmbio sequencial Hewland e pneus Pirelli de F-3, na categoria P2. A dupla tem em seu currículo três vitórias na Geral das 500 Milhas de Londrina em 2001, 2010 e 2017 e é uma das candidata à pole position em sua categoria. “Conforme prevíamos, conseguimos marcar a pole position da categoria P2, em um bom dia de treinos e classificatório no AIC. Além de totalmente revisado, o Protótipo Predador estreia um novo design nessa prova e queremos fazer bonito na corrida”, disse Jair Bana. “Felizmente tudo correu bem e dentro do que havíamos planejado. Nosso carro se portou muito bem e conseguimos mais uma pole na nossa categoria. Mas tem muito mais ainda pela frente, são quatro horas de corrida, com troca de pilotos e reabastecimento, o que exige uma boa estratégia e estar atentos aos acontecimentos na pista, para entrarmos e sairmos na hora certa. Agora queremos a vitória na categoria P2”, concluiu Duda Bana (Bana Pneus).

Grid de largada

Os doze primeiros colocados após o treino classificatório foram: 1º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1 – AJR), 1m11s619; 2º) Vicente Orige/Carlos Kray/Tarso Marques (P1 – AJR), 1m12s227; 3º) Wagner Ebrahim/Pedro Aguiar/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G57), 1m12s621; 4º) Chico Longo/Daniel Serra (GT3 – Ferrari 488), 1m12s739; 5º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), 1m13s924; 6º) Tiel Andrade/Júlio Martini/Anderson Toso (P1 – AJR), 1m13s946; 7º) Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (GT3 – Mercedes AMG), 1m14s654; 8º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (GT3 – Mercedes AMG), 1m15s095; 9º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), 1m15s722; 10º) Eduardo Padron/Marcelo Viana/Thiago Marques (P1 – AJR), 1m16s114; 11º) Jair Bana/Duda Bana (P2 – Predador), 1m17s081; e 12º) Peter Feter/Ricardo Mendes (GT3 – Ferrari 458), 1m18s706.