esportes@cascavelnews.com.br

Os curitibanos Jair Bana e Carlos Eduardo “Duda” Bana (Bana Pneus) vão participar da 5ª etapa do Brasileiro de Endurance 2018, na categoria P1, que será realizada no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, neste sábado. A prova denominada Três Horas de Santa Cruz do Sul será disputada nas categorias Força Livre, P1, P2, P3, GT3 e GT4, e a organização espera um grid superior a 30 carros com potentes máquinas entre protótipos e GTs, assim como foram nas quatro primeiras etapas. A supervisão do evento será da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

As atividades de pista da quinta etapa do Brasileiro de Endurance 2018 começam nesta sexta-feira, com a realização de três treinos livres e o classificatório, onde as equipes aproveitam para acertar os carros para a corrida. A dupla curitibana Jair e Duda Bana (Bana Pneus), quer repetir o bom resultado da terceira etapa em Tarumã, onde subiram ao pódio, na quinta posição da categoria P1 e nono lugar na Geral. A categoria P1 inclui potentes protótipos, que mais uma vez prometem fazer frente aos “carrões dos sonhos” e brigar pela vitória geral da prova. Entre os favoritos estão o AJR nº 88, de Carlos Kray e David Muffato, o multicampeão Tubarão nº 05 de Tiel de Andrade e Julio Martini, o MCR Lambo nº 18, do trio Cláudio Ricci, Fernando Poeta e Humberto Giacomello, o AJR nº 65 de Nilson Ribeiro e José Ribeiro e o Protótipo Predador nº 35, de Jair e Duda Bana. E entre os GT3, Xandy e Xandinho Negrão, com a Mercedes-AMG, Chico Longo e Marco Gomes, com a Lamborghini, Ricardo Maurício e Miguel Paludo, com o Porsche 911 e a estreia do Aston Martin n.º 63, de Sérgio Ribas e Guilherme Ribas.

Os pilotos Jair Bana e Duda Bana (pai e filho) vão disputar mais uma etapa do Brasileiro de Endurance 2018, com o Protótipo Predador, que tem preparação da G-Stage Performance. O protótipo é equipado com motor Audi de 4 cilindros turbo, que desenvolve 300 cv de potência, câmbio sequencial Hewland e pneus Pirelli de F-3, nas categorias Força Livre e P1. A dupla tem em seu currículo a vitória na Geral das 500 Milhas de Londrina em 2001, 2010 e 2017 e é uma das candidatas a um lugar no pódio em sua categoria. “Depois do bom desempenho nas primeiras etapas em Interlagos e Tarumã, onde fomos ao pódio da P1, o carro foi totalmente revisado e está pronto para mais um desafio, não conseguimos ir na quarta etapa no Velo Città, mas estamos de volta. Fizemos novos ajustes na suspensão do carro, o que vai nos ajudar a sermos mais rápidos em Santa Cruz do Sul”, disse Jair Bana. “Nós e o pessoal da equipe G-Stage Performance estamos em perfeira sintonia, eles tem feito um ótimo trabalho no Protótipo Predador, nos dando condições de andar sempre entre os primeiros na categoria e na Geral e a possibilidade de pódio. Essa é uma competição nacional de alto nível e temos conseguido andar entre os carros mais rápidos. Isso é fruto de muito trabalho no desenvolvimento e empenho de todos na equipe. Queremos mais uma vez subir ao pódio na categoria”, concluiu Duda Bana (Bana Pneus).

Programação

A programação do Brasileiro de Endurance no Velocittà começa na sexta-feira, com três treinos livres, sendo dois de manhã e um à tarde. O treino classificatório das categorias P2, P3 e GT4 será das 16h00 às 16h15, o das categorias GT3 será das 16h25 às 16h40 e o da categoria P1 acontece das 16h50 às 17h05. Às 17h30 será realizado o briefing com todos os pilotos. No sábado, haverá vistoria técnica das 8 às 9 horas. O warm-up será realizado das 8 horas às 8h30. Às 10 horas acontece a largada para a quinta etapa da temporada 2018, para as três horas de prova e muita disputa na pista em Santa Cruz do Sul. O início da festa de premiação no pódio está previsto para as 13h30.