esportes@cascavelnews.com.br

Lourenço Varela (Art Home), o menino de Itapema, litoral de Santa Catarina, foi destaque em duas categorias no Grupo 1 da 57ª edição do Brasileiro de Kart, realizada de 12 a 15 de outubro, na Arena Schincariol, em Itu (SP). O piloto teve disputas acirradas, brigou pela liderança e alcançou pódio em ambas as classes.

Na Mini Max Rotax, Lourenço marcou o 4º melhor tempo, à 0.249 milésimos de segundo do primeiro colocado. O 4º e o 3º lugares conquistados nas classificatórias colocaram o piloto na primeira fila da Pré-final, ao lado do pole. Logo depois da largada, um toque o fez rodar e cair para o 9º lugar. Varela recuperou algumas posições, mas os líderes ficaram distantes demais para alcançá-los. Largou do 4º posto do grid na Final, mas o motor não rendeu o suficiente e o piloto encerrou a sua participação no 3º degrau do pódio.

A Cadete reuniu 43 pilotos, mas apenas 36 puderam disputar a Pré-final e Final. A tomada de tempo foi a mais apertada do evento, apenas cinco milésimos de segundo separaram o primeiro do quarto colocado. Lourenço Varela foi o segundo mais rápido, à um milésimo de segundo do pole position. Na primeira classificatória obteve o sexto lugar. Na segunda, estava liderando quando um acidente interrompeu a prova com bandeira vermelha. Depois da relargada, Lourenço passou reto numa curva e perdeu várias posições, terminando em 19º. A soma dos resultados colocou Varela na 25ª posição do grid da Pré-final, em que terminou na 12ª colocação.

Na corrida decisiva, Lourenço Varela precisou trocar de motor e largou da 15ª posição. Rápido e constante, na sétima volta ele já aparecia brigando no pelotão da frente, no 4º lugar. Inteligente, foi empurrando o terceiro colocado para chegarem perto dos líderes. Na última volta, a disputa estava acirrada com os quatro karts entrando juntos nas curvas. Há poucos metros da linha de chegada, um toque empurrou Varela e ele perdeu tempo, cruzando a linha de chegada na 4ª posição.

“Quero agradecer muito a minha equipe, aos meus pais e amigos pelas mensagens de incentivo. Me sinto um campeão, porque saí lá de trás da Cadete e alcancei o pódio. Nesta semana participarei do Mundial Rok Cup, em Lonato, na Itália. Conto com a torcida de todos vocês”, pediu o piloto, que disputará as classificatórias do Mundial nesta quinta-feira e sexta-feira, e se tudo der certo, a final no sábado (22).