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Campeão brasileiro e tricampeão da Copa São Paulo Granja Viana de Kart, Luigi Di Lazzaro (Sicoob/Credivass/Anilag) viveu uma nova experiência no kartismo internacional na última semana. Depois de disputar o Rotax Max Challenge International Trophy na França e o Rotax Max Finals na Itália em 2019, o piloto mineiro competiu pela primeira vez fora do Brasil em uma edição do Campeonato Sul-Americano Rotax.

Integrando a categoria Sênior, reservada aos pilotos Graduados, Luigi Di Lazzaro foi um dos destaques do campeonato. O mineiro liderou um dos treinos oficiais em Cajicá, cidade próxima a Bogotá, e garantiu um lugar na quarta fila do grid de largada entre 23 competidores de toda a América do Sul.

Luigi Di Lazzaro, porém, enfrentou problemas com o motor que alugou para disputar o Campeonato Sul-Americano. “Foi muito difícil, para não dizer impossível, acertar o motor ao longo de todo o evento”, lamentou Danilo Di Lazzaro, pai do piloto. “O Luigi foi competitivo enquanto pôde, mas o motor tinha um bom desempenho apenas quando o clima estava mais frio. E esse desempenho piorava quando o tempo esquentava”, completou.

Os dois primeiros treinos mostraram resultados interessantes, quando Luigi Di Lazzaro finalizou em primeiro e em terceiro, respectivamente. Mas nos três treinos seguintes o melhor resultado foi um 8º lugar em dois deles, resultado que se repetiria na tomada de tempos.

O motor mostrou um rendimento razoável no sábado pela manhã, o dia decisivo, que começou com temperaturas mais baixas. Luigi Di Lazzaro foi o quarto colocado no treino de aquecimento e terminou a Pré-Final em 5º, de onde largaria para a Final.

O piloto mineiro, atual líder da Rotax Max Rookie na Copa São Paulo KGV, fez boa largada na Final e chegou a assumir a vice-liderança na prova decisiva, mas o motor voltou a perder rendimento e Di Lazzaro acabou caindo para a 8ª posição, onde recebeu a bandeirada. Depois, com a penalização imposta a um concorrente, o brasileiro ganhou uma posição e finalizou o Campeonato Sul-Americano em 7º.

“Ficou um gostinho de ‘quero mais’, pois sabíamos e víamos que o resultado poderia ter sido melhor que esse”, resume Danilo Di Lazzaro. “De qualquer forma, o Luigi teve um aprendizado muito grande em um campeonato de enorme importância internacional e se destacou entre os bons nomes da categoria no cenário sul-americano”, finalizou.

“Eu me senti muito bem com o chassi e com seu acerto e estava muito confiante após minha rápida adaptação à pista”, contou Luigi Di Lazzaro. “Uma pena o motor não entregar o desempenho que esperávamos e que era necessário para que eu pudesse lutar pelo título”, completou o piloto.

Luigi Di Lazzaro agora volta a focar na Copa São Paulo KGV, que terá sua próxima etapa em agosto e é palco para sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro em outubro em Itu (SP), quando o piloto mineiro buscará uma vaga no Rotax Max Finals, o Campeonato Mundial Rotax.