A primeira corrida de caminhões foi disputada em Cascavel em 1987. Em 1994 Aurélio Batista Félix retomou às competições dos Bruttos com eventos testes novamente em Cascavel. E no último fim de semana o Paraná foi novamente pioneiro com a realização da primeira prova automobilística na era do coronavírus, com a etapa de abertura da temporada 2020 da Copa Truck. E tinha que ser em Cascavel, onde muitas categorias nasceram.
Em todos estes fatos históricos, a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) se fez presente, seguindo a cultura automobilística dos paranaenses. O presidente Rubens Gatti destaca que o Paraná sempre procura fazer o que é melhor para o esporte e assim foi com a retomada do automobilismo depois da paralisação em função da pandemia do coronavírus. “Desde que as corridas foram suspensas, estamos conversando com pilotos, promotores, patrocinadores, autoridades de saúde, discutindo formas de novamente fazermos automobilismo. Destes diálogos surgiram normas, que divulgamos através de portaria. A etapa de abertura da Copa Truck, no último fim de semana, foi um desafio, vencido por todos os envolvidos. Ficou comprovado que com protocolos rígidos, será possível realizamos corridas. Não será como antes, mas será o possível”, completa Gatti.
O evento
A etapa de abertura da temporada 2020 da Copa Truck teve duas provas, valendo pela Copa Cascavel, que classificou os três primeiros colocados para a Grande Final.
Na prova de sábado, a vitória foi do paranaense Wellington Cirino, com um Mercedes-Benz, enquanto que no domingo o vitorioso foi o pernambucano Beto Monteiro, com um Volkswagen.
Beto e Cirino terminaram a Copa com 38 pontos, mas o pernambucano levou a melhor por conta do regulamento, que aponta como critério de desempate o resultado da segunda corrida. André Marques foi o terceiro a garantir a vaga final para a Grande Final de dezembro.
A próxima etapa da Copa Truck será anunciada em breve e deverá ser realizada no mês de agosto em local ainda a definir.
Classificação final da Copa Cascavel
1°) Beto Monteiro, com 38 pontos
2°) Wellington Cirino, 38
3°) André Marques, 36
4°) Roberval Andrade, 35
5°) Débora Rodrigues, 28
6°) Renato Martins, 23
7°) Valdeno Brito, 20
8°) Rafael Lopes, 15
9°) Felipe Giaffone, 13
10°) Adalberto Jardim, 13
11°) Jô Augusto, 12
12°) Felipe Tozzo, 11
13°) Regis Boessio, 10
14°) Djalma Pivetta, 10
15°) Raphael Teixeira, 9
16°) Evandro Camargo, com 8 pontos
Fabio Fogaça, Leandro Totti, Paulo Salustiano e Luiz Lopes não pontuaram
Classificação do Campeonato das Montadoras
1°) Mercedes-Benz, com 80 pontos
2°) Volkswagen/MAN, 65
3°) Iveco, 23
4°) Volvo, com 10 pontos