Único paraguaio na lista dos campeões sul-americanos da Rotax, Alejandro Samaniego (AG Aeroservices) é também o único representante do país vizinho que conquistou títulos no Campeonato Brasileiro Rotax.
Samaniego competiu diversas e vitoriosas vezes no Brasil e no último sábado (12), depois de disputar a 1ª etapa da Copa São Paulo Light em fevereiro em seu retorno a Interlagos, ele voltou a competir em sua nova categoria, a Graduados, a principal do kartismo brasileiro.
Depois de realizar bons treinos, Samaniego – que compete na equipe GG Motorsport, com chassi Tony Kart e equipamentos fornecidos pela DTR Motorsport – partiu para a tomada de tempos, quando o piloto paraguaio foi o 11º colocado na classificação geral, apenas 2 décimos de segundos mais lento que o pole position, e o quinto colocado na Graduados B.
O bom ritmo de Alejandro Samaniego (AG Aeroservices) se repetiu na primeira bateria, quando o piloto terminou em 9º. Porém, uma punição por conta do painel frontal de seu kart, o bico, fez com que o piloto terminasse na 12ª posição – quinto na B –, de onde largou para a segunda bateria.
Alejandro Samaniego repetiu sua bela atuação na última prova do dia. Agora largando em 12º, ele superou seis concorrentes para finalizar em sexto na classificação geral e em terceiro na Graduados B. A soma dos pontos permitiu que o piloto paraguaio conquistasse seu primeiro pódio na nova categoria, um terceiro lugar entre 13 concorrentes. E entre os 27 concorrentes da Graduados, Alejandro Samaniego foi o 9º colocado na classificação geral.
“Estamos trabalhando com minha equipe para melhorar cada vez mais”, disse Alejandro Samaniego. “Depois de ter sido sétimo colocado no Light em fevereiro e poder conquistar meu primeiro pódio na Graduados no último sábado, estou muito animado e muito feliz por poder competir nesta categoria com os melhores pilotos do Brasil”, completou.