esportes@cascavelnews.com.br

A 3ª etapa do Paranaense de velocidade na Terra inaugurará o Autódromo de Telêmaco Borba no fim de semana. O evento será disputado sábado e domingo nas categorias Old Fusca Velocidade A e B, Old Chev A e B, Kartcross Força Livre e CBA (Copa Vila Velha), Marcas, Novatos Injetado, Turismo Carburado e Turismo Clássico Paranaense (TCP), e contará com a organização do Automóvel Clube de Telêmaco Borba, numa realização da Prefeitura Municipal e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Nessa primeira prova inaugural o número de carros vai passar de 70 carros, o que certamente vai dar mais emoção nas disputas, principalmente para o público local, que adora o automobilismo na terra. “Sabemos do amor que o nosso povo tem pelas corridas. No autódromo desativado, os eventos reuniam muita gente e até traziam pessoas de outras cidades, eventos esses que se tornaram referência e pontos de encontro entre amigos. Fiquei muito triste quando perdemos o autódromo antigo e decidi ser importante construirmos um novo e ainda melhor, para que possamos assistir e apoiar os pilotos da nossa cidade”, declarou o prefeito, Dr. Márcio Matos.

O piloto Luiz Camargo, mais conhecido como Luizinho, foi um dos apoiadores da construção de um novo autódromo e acompanhou de perto todo o trabalho do pessoal da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, inclusive dando alguns “pitacos”, pela experiência que tem no meio VNT. “A última corrida na cidade foi 2015. Mas em 2017, começamos com o projeto do novo autódromo. Prefeito e a gestão conseguiram o terreno e trabalhamos para na construção do novo autódromo, que ainda não está totalmente pronto, a previsão é terminar no segundo semestre. Nós temos uma pista bem seletiva, de média para alta velocidade, uma área de box ampla. É um prazer enorme fazer parte dessa construção, que beneficia Telêmaco e região. Sem contar que economicamente a cidade também ganha, pois quando tiver etapas, vai alavancar a economia local”, concluiu Luizinho.

Programação da etapa

A programação da 3.ª etapa do Paranaense de Terra 2022 começa no sábado (25/06), com os treinos livres a partir das 8h30 às 11 horas, com duração de 10 minutos cada. Após a parada para o almoço e briefing, serão realizados os treinos classificatórios para as definições dos grids de largada. Começando com as categorias Fusca Velocidade A e B; seguidas da Kart Cross Força Livre, Old Chev A; Kart Cross CBA, Old Chev B; Novatos Injetado/Turismo Carburado; Marcas; Turismo Clássico Paranaense (TCP) e Auto Cross.

As primeiras baterias de todas as categorias estão previstas para a tarde de sábado, todas com 15 minutos, mais uma volta de duração. A primeira largada será da Fusca Velocidade A e B; e na sequência Kart Cross CBA, Old Chev A e B; Turismo Clássico Paranaense (TCP); e Auto Cross.

No domingo (26/06), a programação começa às 8h30, com o warm up de sete minutos para todas as categorias. Seguida com as largadas das 1ª baterias das categorias Kart Cross Força Livre; Novatos Injetados/Turismo Carburado; e Marcas. Na sequência iniciam as 2ª baterias da Turismo Clássico Paranaense; Kart Cross Força Livre; Ol Chev A e B; Novatos Injetado/Turismo Carburado; Marcas; Kart Cross CBA; Fusca Velocidade A e B; e Auto Cross.

A solenidade de premiação aos vencedores está prevista para às 16h40, com troféus do primeiro ao quinto colocado de todas as categorias.

Classificação

Com duas etapas disputadas, a classificação do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra é a seguinte:

MARCAS – 1º) Amauri Lisboa Jr (Juca), com 86 pontos; 2º) Jean Gans, 72; 3º) Antonio Carvalho, 68; 4º) João Ademir Stabach, 40; 5.e º) Wilson Kavilhuka, com 21 pontos.

NOVATOS “I” – 1º) Marciano de Paula, com 84 pontos; 2º) Marlon Watanabe, 26; 3º) Jeferson Deconto, 18; 4º) Vithor Gabriel de Souza, 18; e 5º) Marcelo Stall, com 3 pontos.

TURISMO “C” – 1º) Sandro Stenzowski, com 92 pontos; 2º) Eduardo da Silva, 54; 3º) Mateus Correia Prado, 48; 4º) Jarbas José Schultt, 30; e 5º) Mateus Prado, com 18 pontos.

OLD CHEV SUPER – 1º) Fábio Aramis Claudino, com 46 pontos; 2º) Alefer Rafael da Costa, 33; e 3º) Rogério Torres, com 27 pontos.

OLD CHEV “A” – 1º) Douglas Torres, com 50 pointos; 2º) Ricardo Smanioto, 40; 3º) Carlos Roberto Caillot, 39; 4º) Fábio Stelle, 34; e 5º) Alefer Rafael da Costa, com 31 pontos.

OLD CHEV “B” – 1º) Gabriel Beuting Ferreira, com 46 pontos; 2º) Paulo Ricardo Moleta, 45; 3º) Gabriel da Cunha, 40; 4º) Fabrício Ienkot, 34; 5º) Pedro Schueda, com 30 pontos.

OLD FUSCA VELOCIDADE “A” – 1º) Jefferson L. de Pontes, com 79 pontos; 2º) Júlio César Bueno, 67; 3º) Emauel Pauser, 41; 4º) Luiz F. Tatsch, 37; e 5º) Luciano Laroca Rosa, com 28 pontos.

OLD FUSCA VELOCIDADE “B” – 1º) Victor Mahle, com 78 pontos; 2º) Artur Leonel de Pontes, 67; 3º) Marlon Holetz, 28; 4º) Lucas Matheus, 26; e 5º) Rodolfo Richter, com 25 pontos.

KARTCROSS ORIGINAL CBA – 1º) Marcel M. Moreira, com 73 pontos; 2º) Douglas Rodrigues, 62; 3º) Luiz Camargo, 46; 4º) Gabriel A. Pohl, 44; e 5º) Mayko Gregorio, com 32 pontos.

KARTCROSS FORÇA LIVRE – 1º) Leandro Nogueira, com 81 pontos; 2º) Natan de Souza, 53; 3º) Rodrigo Meirelles, 44; 3º) Dair Abati, 44; e 5º) Diego O. de Siqueira, com 24 pontos.

TURISMO CLÁSSICOS – 1º) Jefferson L. de Pontes, com 24 pontos; 2º) Fábio A. Claudino, 18; 3º) Alefer da Costa, 15; 4º) Bruno Hazelski/Edson O, 13; e 5º) Marcelo Tatsch, com 4 pontos.