RIVERA (URU) – A semana da Fórmula Truck, em Rivera, no Uruguai, começou na segunda-feira, quando o Gilberto Hidalgo, presidente da categoria, acompanhado de dirigentes e desportistas, foi recebido no Ministério do Turismo do Uruguai, em Montevidéu, pelo ministro Tabaré Viera. A semana termina domingo (5), quando será disputada a 3ª etapa da temporada, a etapa Siñeriz Shopping.
Integraram a comitiva de Hidalgo, Jhonny Bonilha, diretor do autódromo de Rivera; Richard Sander, Intendente de Rivera Cr; e Ezioi Menoni, presidente da categoria TPS SAC, que fará parte da programação deste domingo, como uma das preliminares da Fórmula Truck.
Gilberto Hidalgo destaca que no encontro com o ministro Tabaré, ficou evidente o esforço e as ações que o Uruguai está desenvolvendo na Fronteira com o Brasil, buscando divulgar o potencial turístico da região, onde Rivera faz fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Tabaré ressaltou aos brasileiros e aos jornalistas presente, que Rivera tem ótima rede hoteleira, free shops, cassinos, excelente rede gastronômica, com ênfase às famosas parrilhadas, vinhos de qualidade. “A Fronteira Uruguai/Brasil é opção para fins de semanas espetaculares e o automobilismo é uma ferramenta para atrair uruguaios e brasileiros à região”, enfatizou o ministro Tabaré.
O autódromo
Está se completando 10 anos da última grande reforma do Autódromo Internacional Eduardo Cabrera, que já tem 50 anos de existência. É um dos primeiros circuitos a ser asfalto na América do Sul. Hoje é uma opção para o automobilismo do Mercosul. Tem a extensão de 3.160 metros e 14 de largura. Sua localização é estratégica, ficando a 500 quilômetros de Porto Alegre e Montevidéu, e a 700 de Buenos Aires.
Programação
A programação da Fórmula Truck/Etapa Siñeriz Shopping terá início nesta sexta-feira (3), com a realização de um treino livre das 13h30 às 14h30 e do treino de show de caminhões programado para das 14h35 às 15h30.
No sábado serão realizados mais dois treinos livres, das 9h50 às 10h30 e das 13 às 13h40. O treino classificatório será das 14h45 às 15h15 e o Top Qualifing, reunindo os oito melhores do treino classificatório será das 15h20 às 15h40.
No domingo, a programação começa com o desfile dos pilotos, ás 11 horas.
A corrida 1 terá largada às 14h40 e a segunda às 15h15. As duas corridas terão duração de 25 minutos, mais uma volta. O pódio será às 16h05.
Lideres
Com duas etapas disputadas, a Fórmula Truck chega a Rivera tendo o catarinense Rogério Agostini como líder da categoria Eletrônico, com 80 pontos, 18 a mais do que o paranaense João Heldder Mottin, vice-líder. Já na categoria Bomba Injetora, os irmãos paranaenses Luís Paulo e Márcio Rampon, de Curitiba, dividem a liderança, Cada um soma 70 pontos. O paulista Lazaro “Zetti” Donizetti, de São João da Boa Vista (SP), aparece em terceiro lugar, com 41 pontos.
Classificação da Fórmula Truck após duas etapas
Categoria Eletrônico
1ֻº) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, com 80 pontos
2º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Protótipo, 62
3º) Dario Amaral (Pindamonhangaba-SP), Scania, 52
4º) João Batista M. dos Santos Filho (Colombo-PR), Scania, 48
5º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Scania, 32
6º) Alex Vieira (Santos-SP), Protótipo, 32
7º) Márcio Rosa (Canoas-RS), Volvo, com 27 pontos
Categoria Bomba Injetora
1º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, com 70 pontos
Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, 70
3º) Lazaro “Zetti” Donizette (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, 41
4º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Scania, com 40
5º) Geraldo Alves (São Paulo-SP), Volkswagen, 38
6º) Camilo Daniel “J. Grillo” Lovato (Almirante Tamandaré-PR), Scania, 33
7º) Valter Oliveira (Guarujá), Scania 28
8º) Gilmar Mottin (Adrianópolis-PR), Volvo, 27
9º) Cléber Fonseca (Cascavel-PR), Ford, 21
10º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, 18
11º) Léo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, 10
12º) Lisarb Benato (Canoas-RS), Scania, sem pontos
13º) Felipe Fráguas (Santos-SP), Volvo, sem pontos
Calendário da Fórmula Truck para 2022
Etapas realizadas
6 de março – Cascavel (PR)
10 de abril – Guaporé (RS)
Próximas etapas
5 de junho – Rivera (Uruguai)
7 de agosto – Londrina (PR) – data ainda a ser confirmada
4 de setembro – São Paulo (SP)
9 de outubro – Santa Cruz do Sul (RS)
6 de novembro – Tarumã (RS)
4 de dezembro – Cascavel (PR)