O RPMC (Rallye &¨Pista Motor Clube) confirma Rali da Graciosa como 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocideade para os dias 19 e 20 de julho. O único rali de asfalto da América Latina está de volta com pacote completo, incluindo a subida da Estrada da Graciosa e Street Stage.
Desde a divulgação do calendário 2024 do Campeonato Brasileiro de Rali, a prova do Paraná estava marcada para o município de Araucária, que sediou a etapa nos últimos três anos. Em 2021, ainda com restrições sanitárias, a cidade prontamente recebeu a solicitação da prova, que se repetiu em 2022 e entrou para a história em 2023. Para muitos pilotos, a cidade tem as melhores especiais do Brasil.
Eis que, em 2024, o rali mais antigo do Brasil se apresentou novamente. Através de algumas conversas entre o RPMC com as secretarias de esporte e de turismo do estado do Paraná, o retorno do Rali da Graciosa se mostrou interessante para os municípios que abrigam a centenária Estrada da Graciosa, Antonina, Morretes e Quatro Barras.
A definição veio logo após a Prefeitura Municipal de Araucária dar um parecer negativo para a realização do tradicional Rali das Araucárias por conta de 2024 ser ano eleitoral. Sem o problema de retirar a etapa do brasileiro da cidade que foi referência nos últimos anos, a decisão do RPMC ficou mais fácil, confirmando o Rali da Graciosa nesta temporada.
Além de ser uma prova de asfalto, o que não é muito comum nas etapas de rali no Brasil, o Rally da Graciosa terá uma programação diferenciada para atender aos diversos públicos envolvidos. Em sua 37ª edição, a competição será realizada sexta e sábado, 19 e 20 de julho. Para isso, o reconhecimento será feito na quinta-feira.