esportes@cascavelnews.com.br

Começa neste fim de semana o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade 2021. O esporte é uma modalidade do automobilismo bastante diferente das disputadas em autódromos. Por acontecer em estradas pelo interior dos municípios, sempre atrai grandes públicos para acompanhar as corridas.

Porém, para a etapa deste domingo (30), na cidade de Aratiba, norte do RS, o público não poderá estar presente. Para isso, um grande aparato de segurança está montado além de um rígido protocolo sanitário que começou a testar nesta sexta-feira (28), competidores, organizadores e voluntários.

Só poderão acessar o Parque de Serviços do evento quem testar negativo para a Covid-19. A medida se faz necessária para que haja a retomada do esporte no país, neste caso começando pelo Campeonato Gaúcho.

O navegador, Marcio Rückl Júnior vem da cidade de Rio Negrinho (SC), e lamenta a atual situação, mas diz entender a importância que o momento exige. “Sou uma pessoa que gosta muito de viajar com a família, este seria um rali para todos estarmos juntos. Porém, entendemos que o protocolo sanitário é a única maneira de a corrida acontecer. Certamente nos sentimentos muito mais seguros em estar aqui, passando por todo este processo. Uma pena realmente, é a falta do público conosco”, pondera.

O médico e piloto gaúcho, Juliano Sartori enfatiza que a forma adotada pelo Rali Integração se mostra acertada. “É um momento que precisamos nos adaptar a esta nova realidade. Certamente fica o ponto negativo pela falta do público no evento, mas abre também a possibilidade de que todos possam acompanhar a corrida pela internet”, diz.

O presidente do Automóvel Clube de Estação (ACE), Leandro Rosa salienta ainda que a união dos diversos clubes de automobilismo foi a forma encontrada para a realização do Rali. “Todos estão ajudando muito para que a organização aconteça dentro do que projetamos. Não fosse esta união, talvez um único clube não conseguisse levar o evento adiante”, completa.

A prefeitura de Aratiba também testou as autoridades municipais que estarão acompanhando o evento, em número diminuto. Os testes no Parque de serviços estão sendo realizados por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde do município.

O Rali Integração larga no domingo, às 7h30 e será disputado em oito especiais, totalizando mais de 80 quilômetros de trechos cronometrados. Um total de 21 carros estão inscritos para alinhar no grid de largada.

 

 

 

Programação

Neste sábado (29), haverá a testagem final de todas as equipes para a Covid-19. Os competidores realizam na parte da tarde o reconhecimento dos trechos por onde o rali irá passar.

No domingo (30), a corrida começa às 7h30 e termina por volta das 13h. A premiação será realizada às 14h.

Todo o Parque de Serviços do Rali está localizado junto ao Parque de Eventos do município. Ninguém, afora os envolvidos na competição, tem acesso ao local.

Aratiba

A cidade de Aratiba está situada em uma região turística, banhada pelo lago da Usina Itá, no leito do Rio Uruguai, próximo a divisa de Santa Catarina. A região é conhecida pelas belas paisagens naturais.

Aratiba possui cerca de 6,5 mil habitantes. Está há cerca de 30 quilômetros de Erechim. A história e a cultura se destacam com diversos cenários, sejam naturais ou arquitetônicos.

Transmissão ao vivo

O Rali Integração será transmitido ao vivo pela internet, através da TV Bom Dia em seus canais no YouTube e no Facebook. Ao longo da manhã, serão quatro especiais transmitidas, sendo a primeira às 7h30.

 

Pré-lista de inscritos

Categoria RC2 – 4×4

– Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR

– Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer

– Julio Romi/Murilo Spironelo – Mitsubishi Lancer

– Alexandre Figueredo/Vinicius Zavierucka – Citroen DS3 MR

– Claudio Rossi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer

– Milton Pagliosa/Vinicius Anziliero – Mitsubishi Lancer

 

Categoria RC3 – 4×2

– Cristiano Beus/Francli Fusinato – Fiat Palio

– Tiago de Andrade/Marciano de Andrade – VW Gol

– Rafael Cabello/Rafael Karpinski – VW Gol

 

Categoria RC4 – 4×2

– José Barros Neto/Felipe Costa – Peugeot 207

– Fernando Solimann/Felipe Solimann – Peugeot 206

– Mauricio Jarozeski/João Remor – VW Gol

– Sandro Suptitz/Bruna Giaretta – VW Gol

– Marcos Valandro/Roger Valandro – VW Gol

– Alan Serro/Lucas Neumann – Fiat Palio

 

Categoria RC5 – 4×2

– Claudio Sarginieski/Mateus Perin – Fiat Palio

– Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski – Fiat Palio

– Luciano Fleck/Gilson Rocha – VW UP

– Elton Palkewich/Cassio Navarini – Fiat Palio

– Evandro Carbonera/Leonardo Carbonera Sperotto – Peugeot 207

– Luciano de Melo/Márcio Rückl Jr – Peugeot 206