esportes@cascavelnews.com.br

Atualmente com 15 anos de idade, João Gabriel Guimarães tem sido um dos grandes destaques do kartismo no Nordeste do Brasil. Apaixonado pelo automobilismo desde os três anos, seus primeiros passos no esporte – ou suas primeiras voltas – foram dadas aos cinco, quando ele experimentou um kart pela primeira vez. E, assim, com a paixão pelo esporte crescendo, o foco passou a ser a busca por uma oportunidade de competir.

A estreia aconteceria bem mais tarde, em março de 2022, pela Elder Racing, exatamente a equipe pela qual ele testara oito anos antes. Orientado pelo preparador Elder Martins, João Guimarães (Espaço Físico Academia/Selatech/Crescer/AMC/Adriano Barbearia/Tambaí) disputou a Copa Brasil, o segundo evento mais importante do kartismo no país. Em Aracaju (SE), com apenas três meses de experiência, o piloto paraibano viveu momentos intensos e somou experiência e grande aprendizado competindo na categoria F- Júnior.

E o aprendizado teria efeitos positivos ao longo de sua primeira temporada no kartismo. Competindo no Circuito Paladino, na cidade do Conde (PB), ele foi o terceiro colocado no Campeonato Paraibano e no Campeonato Pernambucano e se sagrou vice-campeão da Copa Inverno pela F4 Júnior.

Em 2023, novamente competindo na F4 Júnior, João Guimarães conquistou seu primeiro título ao se sagrar campeão da Copa Verão e atualmente lidera o Pernambucano e o Paraibano depois de ter sido o vencedor da última etapa disputada. Os belos resultados obtidos em apenas um ano de meio de carreira impulsionaram Guimarães a um outro passo, ainda mais significativo: a estreia no automobilismo.

O passo seguinte passou a ser a Fórmula Vee, categoria que revelou inúmeros pilotos ao longo de sua história. Em Piracicaba, interior de São Paulo, João Guimarães iniciou a disputa da 2ª etapa da Fórmula Vee Open, mas um acidente na tomada de tempos inviabilizou a continuidade de sua participação.

“Infelizmente não pude completar a participação em minha primeira etapa na Fórmula Vee, mas estou muito feliz por poder realizar um sonho muito antigo, o de ser um piloto”, destaca João Guimarães. “Vivi muitas experiências incríveis em apenas um ano e meio e isso é combustível para novos rumos. Já estou me preparando para os próximos compromissos, especialmente na Fórmula Vee Open”, conta o piloto, que em agosto cumprirá uma intensa agenda de treinos na categoria.

A próxima participação de João Guimarães em regime de corrida será no fim de agosto, quando ele defenderá a liderança do Campeonato Paraibano e do Campeonato Pernambucano no Circuito Paladino.