A 4ª etapa da Fórmula Delta aconteceu no último fim de semana de julho, no autódromo de Interlagos, com duas corridas eletrizantes e um resultado polêmico para o piloto Rogério Grotta, de Sinop-MT. Ele sequer teve tempo de comparecer ao pódio da corrida 2, no domingo (30), porque este foi realizado enquanto recebia, na sala dos comissários, a informação sobre uma penalização que o fez perder os pontos da vitória na pista.
Grotta fez o terceiro melhor tempo na classificação. Na corrida 1, de sábado (29), conseguiu o segundo lugar no pódio, depois de constantes trocas de posições com quatro concorrentes cruzando a linha de chegada à 0s033 do líder. Ocupou o 5º lugar no grid da corrida 2, que é formado pela inversão do resultado dos seis primeiros colocados. Logo após a largada, Grotta estava em sua trajetória de pista quando o carro da frente fechou a entrada da terceira perna do S. Houve um toque que fez a fórmula número 98, do piloto Vinícius Mercêz, deslizar de lado e o de Grotta (7) pular, mas os dois permaneceram na pista.
Nas três voltas seguintes as disputas foram acirradas entre os cinco primeiros colocados, e os dois pilotos envolvidos no incidente, estavam entre eles. Grotta sustentou um ritmo forte e constante. e a partir da quarta passagem passou a brigar pela liderança da prova, posição que assumiu na 10ª volta e manteve até a linha de chegada. O desempenho de Grotta na pista mostrou grande competitividade, e vale ressaltar que o piloto fez as duas provas com a asa dianteira do fórmula numeral 7 quebrada.
Logo após a comemoração da vitória recebeu o comunicado sobre a penalização do acréscimo de cinco segundos ao seu tempo. Os comissários entenderam que a manobra de Rogério Grotta, no início da corrida, foi arriscada. O piloto levou imagens de vídeos para que a situação fosse analisada melhor, mas o resultado desfavorável foi confirmado, oficialmente ontem (quinta-feira).
“Estávamos saindo de uma curva e entrando em outra, acredito que foi uma situação normal de corrida, porque se eu freasse mais, poderia ocasionar um incidente com o carro de trás, todos estavam muito próximos. Infelizmente, perdi pontos importantes para o campeonato e vim de uma etapa sem pontuar, já que abandonei as duas corridas da rodada passada, com problemas no carro. Independente desse resultado, as disputas foram sensacionais e temos mais oito corridas pela frente para buscar o título na Geral e na classe Roockie”, desabafou Grotta.
Com o segundo e quarto lugares confirmados, Rogério Grotta soma 74 pontos na Geral, ocupando o terceiro lugar na tabela de classificação. Na classe Roockie, é o vice-líder, com 95 pontos. A 5ª etapa da Fórmula Delta está marcada para os dias 26 e 27 de agosto, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu-SP.
Classificação TOP 5 da Fórmula Delta após quatro etapas, Geral:
1º) Eduardo Palu, 100 pontos
2º) Ethan Nobels, 82
3º) Rogério Grotta, 74
4º) Rodrigo Rocha, 62
5º) Guilherme Favarette, 51
TOP 5 classe Rockie:
1º) Ethan Nobels, 115 pontos
2º) Rogério Grotta, 95
3º) Vinícius Mercêz, 90
4º) Guilherme Favarette, 83
5º) Alfredinho Ibiapina, 66