O curitibano Sanito Cruz Júnior (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento) conquistou o título de campeão da categoria Turismo 1.6 “A”, durante a terceira etapa do Paranaense e Curitibano de Velocidade no Asfalto 2020, realizada sábado e domingo no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). A bordo do Gol nº 30, com preparação da RBL Motorsport, as emoções para Sanito Cruz Júnior começaram no Treino Classificatório e seguiu durante as duas provas muito disputadas. Sanito buscava dois segundos lugares, sofreu um acidente que o fez abandonar a segunda prova, mas foi campeão por causa de um pneu furado no carro de Guilherme Ragnini, na penúltima volta, que precisava da vitória e perdeu várias posições.
As fortes emoções começaram no treino classificatório, realizado no sábado. Sanito Cruz Júnior (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento) marcou o tempo de 1m42s238, ficando com o segundo lugar do grid da categoria Turismo 1.6 “A”, a apenas 14 milésimos do pole position Guilherme Ragnini, para a vibração de todos que estavam no AIC. Dada a largada para a primeira corrida, Sanito Cruz Jr foi para a pista querendo manter a segunda posição. Largou bem e junto com Juliano Diener Filho, passou a pressionar o líder Ragnini nas primeiras voltas, para tentar assumir a liderança da categoria. Mas depois da sexta, apenas Sanito seguia de perto o líder. Depois de 19 voltas, a vitória foi de Guilherme Ragnini, com tempo de 34m31s235, seguido de Sanito Cruz Jr, a 1s340; Juliano Diener Filho, a 10s114; Jorge Marques, a 23s470, e Geison Tureck, a 3s629.
Para a segunda corrida, Sanito Cruz Júnior largou novamente da 2ª posição, onde se manteve até a terceira volta, quando foi superado por Jorge Marques. Mas viu seu sonho de título acabar na sexta volta, quando na relargada envolveu-se em acidente e batendo na mureta da reta principal, abandonando a prova. Porém, muita emoção aconteceria até a bandeirada final, pois Ragnini teve um pneu do carro furado na penúltima volta, perdendo várias posições. Ao fim de 18 voltas, vitória foi de Jorge Marques na Turismo 1.6 “A”, com tempo de 34m01s471, com José Pederneiras em segundo, a 0s247; Naor Petry em terceiro, a 7s642; Juca Fuganti em quarto, a 21s143; e, Adriano Martins em quinto, a 24s233.
“Essa foi a decisão de campeonato mais surpreendente que já participei. Desde o Treino Classificatório, quando fiquei à 14 milésimos da pole e os quatro primeiros no mesmo segundo, vimos que seriam duas corridas muito disputadas. E quando abandonei a prova por causa do acidente, achei que tudo tinha acabado. Foi quando contamos com a sorte e voltei a ser campeão depois de 10 anos afastado das pistas. Todos na minha equipe estão de parabéns, assim como os pilotos que protagonizaram as duas belas provas”, declarou Sanito Cruz Júnior (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento).
Classificação final
Com três etapas realizadas e seis provas disputadas, a classificação final da categoria Turismo 1.6 “A”, do Paranaense de Velocidade 2020 é a seguinte – 1º) Sanito Cruz Júnior, com 89 pontos (campeão); 2º) Guilherme Ragnini, 82; 3º) Henrique Schmitz Basso, 58; 4º) Jorge Augusto Marques da Silva, 48; e 5º) Andrei Carta, com 44 pontos. Curitibano de Velocidade 2020 – 1º) Jorge Augusto Marques da Silva, com 81 pontos (campeão); 2º) José Pederneiras, 69; 3º) Sanito Cruz Jr, 62; 4º) Júlio Jorge Diener Filho, 60; e 5º) Guilherme Ragnini, com 55 pontos.