esportes@cascavelnews.com.br

Depois de algumas idas e vindas por conta da pandemia de Covid-19, a 24ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart tem sua data definida, assim como seu evento preparatório, o tradicional Open. As duas competições serão disputadas no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).

O Campeonato Sul-Brasileiro seguirá mais uma vez o Regulamento Nacional de Kart (RNK) no que diz respeito aos aspectos técnicos e contará com a participação das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sprinter (Sênior B + Novatos), KZ, Sênior, Super Sênior, Super Sênior Master, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master.

O formato de disputa do Sul-Brasileiro prevê a realização de duas provas classificatórias, cuja soma de pontos definirá o grid de largada da terceira e última bateria, a Final. E o vencedor da Final será declarado o campeão da 24ª edição de um dos mais longevos campeonatos do kartismo no Brasil e o terceiro mais importante na escala de competições de caráter nacional, atrás apenas do Brasileiro e da Copa Brasil.

As categorias Graduados, KZ e Sênior A competirão com motores próprios no Sul-Brasileiro e também no Open, enquanto as demais utilizarão motores sorteados, fornecidos pela RBC Motorsport.

As atividades oficiais do 24º Campeonato Sul-Brasileiro terão início na quinta-feira, com a realização dos treinos. A tomada de tempos e a primeira bateria serão disputadas na sexta-feira e as duas últimas – com a definição dos campeões – acontecerão no sábado. O Kartódromo Raceland Internacional, porém, estará com a pista aberta para treinos durante a semana.

O Campeonato Sul-Brasileiro será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro. Antes disso, no dia 28 de agosto, o Kartódromo Raceland Internacional receberá o Open do Sul-Brasileiro, com as mesmas categorias.

O regulamento, programação e mais detalhes do Open e do próprio Campeonato Sul-Brasileiro serão divulgados brevemente.