esportes@cascavelnews.com.br

Em busca de seu terceiro título consecutivo no Campeonato Sul-Americano Rotax de Kart, o paraguaio Alejandro Samaniego (AG Aeroservices) competiu na última semana no Peru, no Kartódromo La Chutana. Integrando a categoria Sênior Max, que reuniu 26 competidores de toda a América do Sul, Samaniego fez uma bela campanha, que começou com a conquista do terceiro lugar na tomada de tempos.

Campeão sul-americano em 2021 na Júnior Max e 2022 na Sênior Max, Samaniego disputou cinco provas no kartódromo peruano. As três primeiras foram classificatórias e nelas o piloto do Paraguai construiu sua campanha para definir a posição em que largaria na quinta e última bateria, a Final.

Na primeira Alejandro Samaniego liderava com boa distância para o segundo colocado quando teve um problema com o cachimbo da vela, o que o fez terminar em 12º. Nas duas seguintes ele foi quinto e primeiro e, após a soma dos pontos, garantiu o direito de largar em segundo na Pré-Final.

Segundo colocado na Pré-Final, Alejandro Samaniego (AG Aeroservices) largou em 4º na corrida decisiva após nova soma de pontos. Atrapalhado por um concorrente na largada, o também bicampeão brasileiro Rotax perdeu um pouco de tempo, do que o primeiro colocado se aproveitou para abrir vantagem.

Impondo um ritmo intenso, Alejandro Samaniego diminuiu a distância a cada volta, mas o tempo de prova restante foi insuficiente para que o paraguaio conseguisse atacar o líder. Desta forma, Samaniego terminou em segundo, a 1 segundo do piloto vencedor.

“O objetivo era conquistar o tricampeonato sul-americano e a vaga para o Rotax Max Finals, o Mundial Rotax”, conta Alejandro Samaniego, único piloto paraguaio campeão sul-americano. “Mas não posso ficar triste, afinal eram 26 pilotos de alto nível de toda a América do Sul e ser vice-campeão também é um belo resultado. Vamos tentar a vaga para o Rotax Max Finals em outubro no Campeonato Brasileiro”, finalizou.