esportes@cascavelnews.com.br

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, realizado pela M&L Produções, terá início nesta sexta-feira e vai até domingo, em Toledo, na região Oeste do Paraná. As dipsutas serão na Pista Toledo Dragway, no Autódromo Rafael Sperafico.

A pista Toledo Dragway tem um recorde nacional registrado durante o Campeonato Paranaense, na categoria força livre traseira (FLT), com o piloto Alberto Aires, que bateu a marca com um tempo de 4s724. Nomes como Marcio Maziero Pozzobon e Marco Antonio Salles de Oliveira já confirmaram presença na disputa da categoria FLT e prometem ir em busca da quebra da marca nacional.

Recentemente o complexo passou por uma importante reforma e um tratamento de pista diferenciado. Com uma reta de mais de 1.000m, extensa área de frenagem e escape, a Toledo Dragway é considerada uma das mais seguras do Brasil e pode receber provas de 201m e 402m.

O presidente da Comissão Nacional de Arrancada da CBA, Fabio Félix Pascoal, falou sobre a segunda etapa no Brasileiro de Arrancada. “Toledo é uma pista muito boa, uma das melhores do Brasil com seus mais de 1.000m de reta e boa infraestrutura para o público. Esta já é uma etapa decisiva para o Campeonato de 2024, que começa a separar quem segue na briga pelo título da temporada. A expectativa é de uma grande prova e com grande público presente”, concluiu Pascoal.

A pista Dragway Toledo fica localizada na Rodovia BR 163, Km 257, s/n Zona Rural, Toledo – PR, 85900-970. O público poderá adquirir os ingressos na portaria da pista a partir da sexta-feira.

O BRASILEIRO

O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.

No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas.

A temporada 2024 vem com grande expectativa de quebra de recordes tanto na pista como de público. As etapas contaram com o patrocínio da SudacreD Financiamentos e SudaseG Seguradora.