esportes@cascavelnews.com.br

Em uma classificação que refletiu o alto equilíbrio apresentado em todos os treinos livres no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), Victor Franzoni, pela Pro, e Bia Figueiredo, pela Super, ficaram com as pole positions para a 5ª etapa da Copa Truck na temporada 2023, que acontece neste domingo, a partir das 12h40, com transmissão ao vivo da Band, SporTV, CATVE e canais digitais oficiais.

Na Pro, a primeira fase da classificação teve dez pilotos no mesmo segundo e todos os oito no Top Qualifying, com Franzoni registrando a marca de 1m18s574, superando Raphael Abbate, outro piloto da nova geração, em apenas 0s038, ambos com Mercedes-Benz.

“Essa foi a primeira vez que tinha um equipamento capaz de andar na frente, o tempo nos treinos livres comprovou isso e, no Top Qualifying, eu tive a sorte de fazer uma volta redonda e pegar o vácuo do caminhão da frente, o que acabou me ajudando muito. Só tenho a agradecer ao time que fez um grande trabalho desde a última etapa”, celebra Franzoni.

Roberval Andrade sai em terceiro com outro Mercedes, seguido pelo Iveco de Danilo Dirani e pelo quarteto da Volkswagen formado por André Marques, Beto Monteiro, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano, que acabou desclassificado por excesso de emissões e cedeu o oitavo posto para o . piloto da casa e atual vice-líder da tabela, Jaidson Zini.

Na Super, a disputa não foi inferior, com seis dos oito melhores dentro do mesmo segundo. A grande briga foi entre Bia Figueiredo e Felipe Tozzo, que liderou a maior parte dos treinos livres, mas acabou desbancado em apenas 0s054 por Bia, que partirá da posição de honra pela segunda vez no ano. Os líderes do campeonato dividirão a terceira fila, com Fabio Fogaça à frente de Evandro Camargo.

“Desde o início dos treinos nosso caminhão estava muito bem. Por ser minha primeira vez de caminhão aqui, sabia que precisava de um tempo de adaptação. Encaixamos a volta e estou muito feliz por mais esta pole na Copa Truck. Era nosso objetivo. Aqui é uma pista muito rápida e com poucas possibilidades para ultrapassagem, então largar na frente é muito importante, além de estar do lado de dentro, o que traz uma segurança a mais”, resume a ex-piloto de Fórmula Indy.

Confira abaixo os seis melhores de cada categoria (os tempos completos estão nos documentos em anexo).

Categoria Pro

1º) Victor Franzoni (Mercedes), 1m18s574

2º) Raphael Abbate (Mercedes), a 0s038

3º) Roberval Andrade (Mercedes), a 0s398

4º) Danilo Dirani (Iveco), a 0s629

5º) Andre Marques (Volkswagen), a 0s650

6º) Beto Monteiro (Volkswagen), a 0s673

 

Categoria Super

1º) Bia Figueiredo (Mercedes), 1m19s67

2º) Felipe Tozzo (Iveco), a 0s054

3º) Daniel Kelemen (Mercedes), a 0s541

4º) Felipe Gama (Mercedes), a 0s616

5º) Fabio Fogaça (Mercedes), a 0s622

6º) Evandro Camargo (Mercedes), a 0s752