esportes@cascavelnews.com.br

Apenas três meses depois de ser promovido à Júnior Menor, o catarinense Manoel Ceccatto (Ceccatto Transportes/Corfio Fios e Cabos Elétricos) conquistou no último sábado (23), seu primeiro título na nova categoria. Em Pato Branco (PR), ele se sagrou campeão sul-brasileiro após uma “maratona” de cinco dias de intensas atividades na 27ª edição da principal competição do kartismo no sul do Brasil.

Depois de dois dias de treinos livres, Manoel Ceccatto partiu para várias sessões de treinos oficiais, liderando a maioria deles. Segundo colocado na tomada de tempos, o piloto da equipe Lê Kart obteve bons resultados nas duas primeiras provas, terminando-as em terceiro e quarto. “Além dos bons resultados, aproveitamos para fazer alguns ‘ajustes finos’ nas duas primeiras corridas, visando chegar na última em boas condições de lutar pelo título”, lembrou Manoel Ceccatto, terceiro no grid de largada da última prova, que oferecia uma pontuação 50% maior que as duas anteriores.

Com boa largada, Manoel Ceccatto imprimiu um bom ritmo e na quarta volta assumiu a segunda posição. Autor da melhor volta da prova, o piloto de Caçador não demorou a se aproximar do líder. Porém, ao faltarem quatro voltas para a bandeirada, a equipe confirmou com a Direção de Prova que o primeiro colocado seria punido com cinco segundos por queima de largada. “Optamos por avisar o Manoel de que ele deveria ‘tirar o pé’, pois, nessa situação, o título estava garantido e não queríamos que ele entrasse em uma disputa desnecessária”, explicou Adriano Ceccatto, pai de Manoel. “E foi o que efetivamente aconteceu: ele venceu a bateria e conquistou o título”, completou.

Esta é a primeira conquista de caráter nacional de Manoel Ceccatto, que subiu de forma precoce para a Júnior Menor. Com apenas 10 anos de idade, o caçadorense poderia ter permanecido na Cadete, mas a decisão de subir para a categoria seguinte foi tomada para que o aprendizado se desse de forma mais rápida e eficaz.

“Estamos muito satisfeitos, pois vimos que a decisão foi acertada”, resume Adriano Ceccatto. “Queremos agradecer à equipe Lê Kart, ao chefe de equipe Leandro Soares, ao mecânico João Lucas, ao coach Murilo Fiore e à Kart Mini, que faz parte deste projeto na Júnior Menor”, finaliza.