Estamos na época mais quente do ano e os cuidados com o veículo devem ser redobrados. No verão, a alta temperatura deixa tudo mais vulnerável e as típicas atividades ao ar livre aumentam a exposição ao sol, que pode acarretar diversos problemas, devido aos raios ultravioletas. Não, não é apenas a nossa pele que necessita de cuidados, mas também a lataria dos carros.
Assim como nós precisamos proteger nossa pele dos raios solares, os veículos também exigem cuidados com a pintura. Como nesta época do ano, em um único dia, acontecem variações de temperatura, com sol forte, chuva e a maresia quando se viaja para o litoral, é essencial redobrar os cuidados.
Felipe Boell, CEO da WOW Carro Limpo, franqueadora de carwash, dá algumas dicas dos cuidados necessários.
Busque a sombra ou procure sempre estacionar em lugares cobertos. Assim você evita que o carro fique muito tempo exposto ao sol forte. Evite colocá-lo embaixo de árvores, pois pássaros podem lançar excrementos que acabam manchando a lataria.
Se você for passar muito tempo na praia, tente lavar o veículo a cada 15 dias. Isso faz com que o brilho não fique comprometido, pois a lataria já está sob efeito da maresia, que, naturalmente, é desgastante. “Para evitar oxidação ou desgaste da pintura, faça uma cristalização no veículo e capriche na cera”, alerta o empresário.
Use insulfilm nos vidros para filtrar os raios ultravioletas e diminuir a temperatura no interior do veículo. “Isso protegerá tanto o estofamento quanto as partes plásticas. Outra dica é colocar um protetor no para-brisas. Pode ser aqueles sanfonados ou, ainda, de papelão, geralmente fornecidos como brindes”, diz.
Calibragem dos pneus.
“Outro ponto que merece atenção é a calibragem dos pneus. Com as altas temperaturas do verão, ela tende a desregular. Por isso, uma vez na semana, no mínimo, dê uma passada num posto para colocá-la em ordem”.
Filtro do ar
“O calor do verão exige um uso maior do ar-condicionado. Daí a importância de fazer a troca do filtro e, também, manter o condensador limpo. Este dispositivo que fica na frente do radiador, nesta época do ano, acaba retendo mais insetos, entre outros detritos, que podem comprometer o sistema de refrigeração do seu veículo”.
Evite o superaquecimento.
Problema frequente quando as temperaturas são muito altas, o superaquecimento do veículo precisa ser prevenido. Para isso, antes de viagens longas, ou de tirar férias na praia, solicite que um mecânico avalie como está a circulação da água e a refrigeração do radiador.
“É importante também ver se a tampa do reservatório está dentro da validade, como estão as correias do motor, as grades de ventilação frontal (se não estão obstruídas), e uma série de itens que podem contribuir para que o calor extremo superaqueça a parte motora do veículo.
Para evitar o superaquecimento na transmissão automática, observe o fluido. Em condições normais, ele deve estar translúcido, com a cor original (vermelha ou amarela, geralmente). Fique atento: se o líquido estiver amarelado ou marrom, é possível que haja degradação por calor extremo. Já em caso de líquido preto, é sinal de que há pó das embreagens (estas foram queimadas). Agora, se o fluido estiver opaco, é possível que tenha sido contaminado pelo líquido do radiador. Procure, neste caso, ajuda especializada”, avalia.