esportes@cascavelnews.com.br

BRASÍLIA (DF) – Em solenidade realizada terça-feira no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, o professor Edemilson Pereira, de Cascavel, recebeu a honraria Manoel José Gomes Tubino em reconhecimento pelos relevantes serviços prestado na área da Atividade Física e Desenvolvimento Humano. A honraria, a mais alta do Congresso Nacional na área esportiva, foi aprovada pela Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, após indicação do deputado Evandro Roman (Patriota).

Evandro Roman, autor da indicação, e Edemilson Pereira, durante a solenidade na Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)

Manoel José Gomes Tubino, falecido em 2008, foi um dos mais destacados profissional de educação física do Brasil, tendo presidido o Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto), órgão ligado ao Ministério do Desporto); presidente do Conselho Nacional de Desportos de 1985 a 1990; e secretário de Educação Física e Desporto no Ministério dos Esportes de 1989 a 1990. Presidia a Federação Internacional de Educação Física quando faleceu. Tubino foi um ícone que tratava o esporte como elemento cultural, saúde preventiva, educação, direito de todos e inclusão de deficientes e da terceira idade. Influenciou movimentos esportivos nacionais e internacionais. Escreveu mais de 20 livros.

Para Edemilson Pereira, a honraria Manoel Tubino é a maior láurea para um profissional de educação física. “Estou muito feliz e agradecido ao deputado Evandro Roman pela indicação. Manoel Tubino foi um grande exemplo para todos nós. É gratificante ter o nosso trabalho de anos reconhecido pela Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados e nos dá motivação para continuar trabalhando por maior valorização da educação física e crescimento do esporte”, afirma Edemilson Pereira.

 

Currículo de Edemilson Pereira

Edemilson Pereira – CREF – 4494

Cidade: Cascavel

 

FORMAÇÃO:

  • Graduado em Educação Física – Unioeste/Marechal Cândido Rondon
  • Especialização em treinamento desportivo – Unioeste/Marechal Cândido Rondon
  • Especialização Gestão Pública Escolar – UEPG/Ponta Grossa

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • – Chefe Da Divisão de Lazer – Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon
  • Preparador Físico – Cascavel Futsal – Cascavel
  • Professor de Educação Física – SEED – Cascavel
  • Técnico de Xadrez – Prefeitura Municipal de Cascavel
  • Técnico de Futsal – Prefeitura Municipal de Cascavel
  • Diretor do Colégio Estadual do Jardim Santa Felicidade – Cascavel

● Diretor de Esportes – Associação Atlética Comercial – Cascavel