VIAMÃO (RS)  – O retorno da Fórmula Truck ao tradicional Autódromo do Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, depois de oito anos, foi do jeito que o gaúcho gosta e vive sua paixão pelo automobilismo. Domingo de sol e autódromo lotado, com muita fumaça de churrasco no ar. Na pista também foi marcante o retorno da categoria ao circuito com a vitória do paranaense Pedro Muffato, de 84 anos, e que compete no circuito gaúcho desde a segunda metade da década de 1960.

Muffato largou em segundo, perdeu a posição para Rafael Fleck, que corria em casa, mas faltando 15 minutos para o fim da corrida, conquistou o segundo lugar, ultrapassando Fleck, e na volta seguinte assumiu a liderança ultrapassando o também paranaense João Batista dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, que havia largado na pole position. Joãozinho passou a enfrentar problemas e foi perdendo posições. No fim da prova foi desqualificado da prova por ser punidos duas vezes pelos comissários por excesso de fumaça.

Muffato comemora a vitória que adiou a decisão do título para a última etapa, em Cascavel (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

Pedro Muffato venceu ao completar 27 voltas em 40m58s608 e recebeu a bandeirada da vitória 4s325 à frente do catarinense Túlio Bendo. Em terceiro se classificou o paulista Alex de Andrade Vieira, que chegou à frente de Rafael Fleck (RS), Edivan Monteiro (PR) e Leonardo Barramacher (SC), que pela ordem, foram os seis primeiros da prova e foram o pódio da categoria GT Truck.

Muffato destaca que foi uma corrida difícil, todos os adversários com bons caminhões e andando bem. Também disse gostar muito na pista do Tarumã por ser desafiadora e foi muito prazeroso pilotar seu Scania neste domingo. “Procurei poupar o equipamento no início da corrida para ter melhor performance no fim da corrida. A tática deu certo e pude conquistar esta vitória que é importante para mim e para o campeonato. Mas teremos muito trabalho pela frente. As chances de ser campeão e chegar ao bicampeonato melhorou, mas será muito difícil”, acentua Pedro Muffato.

Campeonato

Túlio Bendo conquistou o segundo lugar no lotado Autódromo do Tarumã (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

Com a terceira vitória na temporada (as outras duas foram em Guaporé e Cascavel), Muffato voltou mantém suas chances de título na temporada e conquistar o campeonato já que foi o campeão do ano passado. Na classificação extraoficial, ele é o vice-líder com 533 pontos, contra 635 do gaúcho Rafael Fleck. O catarinense Túlio Bendo é o terceiro, com 500 pontos.

O título será definido na 9ª e última etapa da temporada, no dia 1º de dezembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná. Estarão em jogo 115 pontos, 105 da vitória, cinco da pole position e cinco da melhor volta.

A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Resultado da categoria GT Truck no Autódromo do Tarumã

O paulista Alex de Andrade Vieira conquistou o terceiro lugar (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

1º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, 27 voltas em 40m58s608

2º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 4s325

3º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a 6s937

4º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, a 8s244

5º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 8s927

6º) Leonardo Barramacher (Itapema-SC), Volvo, a 12s454

7º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 31s662

8º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 32s745

9º) Jorge Mauricio Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 46s774

10º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 58s553

11º) Sandro Abelardo Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz), a 1m29s714

12º) Dario do Amaral Silva (Pindamonhangaba-SP), Scania, a 1 volta

13º) Valdinei Vieira dos Santos (Cascasvel/PR), Mercedes-Benz, a 2 voltas

14º) Ricardo Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 3 voltas

15º) Alisson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 5 voltas

Não classificados

16º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 8 voltas

17º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Ford Cargo, a 13 voltas

18º) Márcio Limestone da Rosa (Colombo-PR), Scania, a 19 voltas

19º) Fabricio Berton (Campo Grande-MS), Mercedes-Benz, a 25 voltas

20º) Lazaro Donizete Domiciano (São João da Boa Vista-SP), a 27 voltas

21º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 27 voltas

22º) Robson Trevisol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 27 voltas

23º)  João Batista dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, Desqualificado

O pole position Joãozinho Santa Helena manteve a ponta na largada e liderar até a metade da prova (Foto: Tiago Soares/Divulgação)

Calendário da Fórmula Truck para 2024

Já realizadas

24 de março – Rivera (Uruguai)

21 de abril – Guaporé (RS)

2 de junho – Cascavel (PR)

30 de junho – Campo Grande (MS)

4 de agosto – Londrina (PR)

8 de setembro – Guaporé (RS)

13 de outubro – Rivera (Uruguai)

10 de novembro – Tarumã (RS)

 

Próximas etapas

1º de dezembro – Cascavel (PR)