esportes@cascavelnews.com.br

Além de um dos mais renomados painters de capacetes do Brasil, Roger Muneratto é também team owner de uma das mais competentes equipes do kartismo nacional, a Roger Motorsport, equipe que ao longo dos últimos anos vem se caracterizando pelo trabalho de ourivesaria na lapidação de talentos que em pouco tempo se tornam vencedores e conhecidos do publico, da mídia e, principalmente, pelos adversários.
Às vésperas do principal evento da modalidade no país, o Campeonato Brasileiro de Kart, a equipe paulista Roger Motorsport apresentou na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, realizada no sábado 19/06, a nova formação de seu team para esta temporada de 2010. Caro, não perdeu a oportunidade de também mostrar na pista as “credencias” de alguns de seus novos astros, que deram show e brilharam nas provas de suas categorias.
Na categoria Mirim, classe de ingresso no mundo da velocidade e reservada aos pilotos com idade entre seis e oito anos, Gianluca Petecof (MTA/Roger Motorsport) desbancou favoritos, garantindo a terceira posição no grid de largada ao final da tomada de tempos classificatórios. Autorizada a largada, Petecof não perdeu tempo e ainda na primeira volta de corrida assumiu a liderança e com forte ritmo de prova passou a impor grande vantagem sobre os demais concorrentes até a consagradora bandeira a quadros.
Mas a boa surpresa da rodada foi a chegada na equipe do piloto carioca Olin Galli (Kart Mini/Roger Motorsport), fera com tocadas sempre irretocáveis na categoria Junior e expoente de sua geração. Na pratica classificatória que determinou a ordem de largada dos micromonopostos na prova da categoria, Olin Galli pulverizou os cronômetros e cravou a pole position.
Partindo da posição de honra, Galli manteve a dianteira por seis voltas, sempre acompanhado de perto por Gabriel Casagrande. O duo de liderança já havia imposto grande vantagem sobre o restante do pelotão e deixava claro que a luta pela vitória estaria restrita a ambos. Todavia, na tomada da velocíssima Curva 2 do circuito granjeiro os lideres encontraram pela frente o kart de Alexandre Palhari, retardatário que após receber dos sinalizadores de pista a bandeira azul tremulando, deveria abrir caminho e facilitar a ultrapassagem para não interferir na disputa dos lideres.
Porém foi exatamente o que não aconteceu. Na entrada da curva o retardatário ficou pela parte externa da trajetória, dando impressão que obedeceria a bandeira azul, mas assim que Galli e Casagrande “apontaram” para a trajetória interna foram obstados pelo concorrente, que parecia pretender “defender a posição”. Sem espaço, Galli atingiu a roda traseira direita do kart de Palhari, subindo em sua roda e lateral do kart.
Aparentemente sem se dar conta do resultado da atabalhoada manobra, Palhari permaneceu firme na trajetória em ângulo e em direção ao extremo interno da curva. Ao mesmo tempo “olhava feio” para o lado oposto e sinalizava seu “desagrado” com as mãos para Casagrande, que conseguira desviar e, mais rápido, fazia a ultrapassagem por fora. Pendurado na lateral do kart do distraído competidor, Olin Galli foi levado direto ao encontro de uma forte depressão no canto direito da pista, batendo mais uma vez seu kart na “parede” da depressão e perdendo o bico dianteiro de seu bólido.
Na seqüência Palhari, finalmente, olhou para seu lado direito e vendo o kart de Galli “voando” no ar, resolveu acelerar fundo para “defender a posição”. Galli conseguiu frear e evitar a terceira batida seguida, porém foi obrigado a parar na área de reparos para recolocar o bico de seu kart, o que determinou o resultado final da corrida, vencida por Gabriel Casagrande. Olin Galli terminou a prova na décima colocação, ainda duas à frente do combativo retardatário.
Sergio Guimarães (Alabama/Roger Motorsport) defendeu as cores da Roger Motorsport na categoria Super Cadete. Oitavo no grid de largada, Serginho foi um dos protagonistas da corrida, esbanjando combatividade e técnica ao longo das dezesseis voltas de corrida, que completou na oitava posição. Guimarães disputa também a Copa São Paulo Light de Kart, porém na categoria Cadete do certame regional paulista.
“Nossos três pilotos foram muito bem na Granja Viana. O Gianluca venceu com categoria e mostrou que será ‘encardido’ no Brasileiro. O Olin todos conhecem de longa data e é um vencedor nato, que só não estreou com vitória por conta de uma manobra desastrada de um retardatário e o Serginho também mostrou bom desempenho em uma categoria muito parelha, com todo mundo andando muito próximo o tempo todo. A posição final não traduziu o que ele fez na pista, pois deixou claro que em breve vai estar no alto do pódio”, detalhou o team owner Roger Muneratto.

BRASILEIRO PELA PROA – Entre os dias 12 e 17 deste mês a cidade fluminense de Volta Redonda recebe os melhores pilotos do Brasil para a primeira fase da edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Kart.
Além de Olin Galli (Kart Mini/Roger Motorsport) e Gianluca Petecof (MTA/Roger Motorsport), respectivamente inscritos na Junior Menor e na Mirim, a equipe Roger Motorsport contará com o piloto João Marcelo Cabbao (Kart Mini/Primeiro Alerta/AMF/Roger Motorsport) nas disputas da categoria Cadete.
“Fizemos treinos na pista de Volta Redonda para que os pilotos se familiarizassem com o traçado e encontrássemos o set-up que servirá de base para os treinos oficiais na semana de corridas. Claro, nossa preocupação não era em estabelecer tempos de voltas rápidos, mesmo assim acabamos conseguindo andar bem nas três categorias e aumentar as expectativas de fazer uma boa figura no campeonato”, esclareceu Muneratto. “O João Marcelo tem andado bem no Light e deve surpreender no Brasileiro”, vaticina o laureado preparador.
A equipe Roger Motorsport ainda tem em seu staff de pilotos Fernando França, que disputa na categoria Junior Menor a Copa São Paulo Light de Kart e Guilherme Baraldi, da mesma categoria e que fará sua estréia na Copa Light no segundo semestre.
É uma verdadeira “constelação” de astro que brilharão muito em 2010.

Confira o resultado da Mirim na 5ª etapa da Copa São Paulo de Kart
1º) Gianluca Petecof, com 15 voltas em 13m20s489
2º) Gabriel Lopes, a 2s742
3º) Fernando Barros, a 9s465
4º) Rafael Reis, a 9s852
5º) Marcelo Daineze, a 10s842
6º) Raikkönen Sakzenian, a 11s005
7º) Thiago Lopez, a 12s697
8º) Guilherme Peixoto, a 14s068
9º) Marcel Colleta, a 15s609
10º) Diego Ramos, a 15s989
11º) João Pedro Corrêa, a 16s262
12º) Guilherme Palhari, a 24s355
13º) Rafael Veiga, a 26s012
14º) Derek Ryan, a 26s331
15º) Enzo Gianfratti, a 27s222
16º) Juan Crespi, a 1m01s671
17º) Caio Collet, com 12 voltas
Pole Position: Rafael Reis, com 50s966
Melhor volta: Raikkönen Sakzenian, com 50s891

Veja o resultado da Junior na 5ªa etapa da Copa São Paulo de Kart
1º) Gabriel Casagrande, com 16 voltas em 11m38s751
2º) Thiago Vivacqua, a 2s072
3º) Flávio Matheus, a 7s574
4º) Sergio Serrano, a 7s828
5º) Pedro Coutinho, a 9s484
6º) João Felix, a 14s158
7º) Guilherme Samaia, a 19s900
8º) Gabriel Kenji, a 20s095
9º) Matheus Coletta, a 20s652
10º) Olin Galli, a 23s386
11º) Jeferson Pereira, com 8 voltas
12º) Alexandre Palhari, com 8 voltas
13º) Gustavo Myasava, com 5 voltas
Pole Position: Olin Galli (Kart Mini/ Roger Motorsport), com 41s189
Melhor volta: Thiago Vivacqua, com 41s719

Confira o resultado da Super Cadete na 5ª etapa da Copa São Paulo de Kart
1º) Gabriel Sereia, com 16 voltas em 12m03s637
2º) Zaya Fontana, a 2s832
3º) Pedro Cardoso, a 3s174
4º) Leonnardo Raucci, a 7s602
5º) Leonardo Baran, a 14s515
6º) Igor Mello, a 17s756
7º) João Pedro, a 17s832
8º) Sergio Guimarães, a 18s636
9º) Lucas Vieira, a 18s970
10º) Raul Rocha, a 21s334
11º) Cauê Arias, a 26s181
12º) Rafael Furquim, com 11 voltas
Pole Position: Zaya Fontana, com 43s267
Melhor volta: Gabriel Sereia, com 43s323