BUENOS AIRES (ARG) Em função de um acidente com o pernambucano Beto Monteiro, o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, abandonou a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada hoje, no Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires. A prova foi vencida pelo paulista Felipe Giaffone, ao passo que o também paulista Valmir Hisgué Benavides chegou na segunda colocação e mantém a liderança do campeonato, agora somando 151 pontos.
Cirino considerou o acidente coisas de corrida, mas que poderia ter sido evitado pelo pernambucano Beto Monteiro. Cirino explica que colocou o seu Mercedes-Benz por fora na reta e manteve o bólido reto, porém Beto Monteiro foi para cima e bateu na sua roda traseira direita. Mantive o caminhão sempre em linha reta e no final da reta, quando já estava com todo o carro na frente do Beto, ele veio para o centro da pista e me bateu. Este tipo de acidente tem que ser evitado porque na velocidade que estávamos, poderia ser muito grave. Felizmente fomos para fora da pista e não envolvemos outros concorrentes. Mas os caminhões poderiam pegar a grama e vir a atingir o público. Quem esta sento ultrapassado daquela forma precisa entender que não tem mais como recuperar a posição porque mesmo deixando para frear mais tarde, vai passar reto e se tentar fazer a tangência, vai bater, como foi o que aconteceu, afirma Cirino.
Cirino comentou que seu caminhão estava excelente e tinha condições de vencer a corrida. Sobre a corrida, disse que na largada perdeu a segunda colocação e caiu para quarto porque o sinal vermelho ficou acesso na largada e ao chegar a curva um, ainda estava vermelho. Cheguei a pensar que a largada seria abortada, mas não foi. Já na relargada, pulei para segundo, mas ao chegar na curva um o câmbio ficou no neutro e arrastou as rodas dianteiras, indo para fora da pista, mas conseguindo voltar perdendo apenas duas posições, informa Cirino.
O acidente pode ter complicado a campanha do pentacampeonato de Cirino, uma fez que caiu de quarto para sexto na classificação do campeonato, com 82 pontos. Agora fica a 69 pontos do líder Benavides. Matematicamente ainda temos chances de conquistar o título porque ainda tem 93 pontos em disputa nas três provas que restam para o fim do campeonato. Precisamos brigar por vitórias e torcer para que os concorrentes que estão à frente tenham problemas. Será difícil, mas vamos continuar lutando, finaliza Cirino.
A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no dia 25 de outubro, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
Resultados
Os resultados da 7ª etapa da Fórmula Truck, disputada em Buenos Aires foram: 1º) Felipe Giaffone (SP), Volkswagen; 2º) Valmir Benavides (SP), Volkswagen; 3º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz; 4º) Renato Martins (SP), Volkswagen; 5º) Fabiano Brito (PR), Volvo; 6º) Adalberto Jardim (SP), Ford; 7º) Fred Marinelli (SP), Iveco; 8º) Régis Boéssio (RS), Volvo; 9º) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz; 10º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz;11º) Roberval Andrade (SP), Scania; 12º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen; 13º) Diumar Bueno (PR), Volvo; 14º) José Maria Reis (GO), Scania; 15º) Danilo Dirani (SP), Volvo; 16º) Beto Monteiro (PE), Iveco; 17º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz; 18º) Adilson Cajuru (GO), Iveco; 19º) Leandro Totti (PR), Ford; 20º) Djalma Fogaça (SP), Ford; 21º) Pedro Muffato (PR), Scania; 22º) Leandro Reis (GO), Scania; 23º) Gaston Mazzacane (ARG), Ford; e 24º) Vinicius Ramires (SP), Mercedes-Benz.
Classificação do campeonato após sete etapas
1º) Valmir Benavides(SP), com 151 pontos
2º) Felipe Giaffone (SP), 138
3º) Roberval Andrade (SP), 103
4º) Geraldo Piquet (DF), 86
5º) Renato Martins (SP), 84
6º) Wellington Cirino (SP), 82
7º) Djalma Fogaça (SP), 54
8º) Vignaldo Fizio (SP), 48
9º) Fabiano Brito (PR), 39
10º) Beto Monteiro (PE), 38
11º) Fred Marinelli (SP), 35
12º) Danilo Dirani (SP), 31
13º) Adilson Cajuru (SP), 25
14º) João Maistro (PR), 20
15º) José Cangueiro (SP), 19
16º) Pedro Muffato (PR), 17
Débora Rodrigues (SP), 17
18º) Adalberto Jardim (SP), 15
19º) Leandro Reis (GO), 14
20º) Régis Boéssio (RS), 11
21º) José Maria Reis (GO), 8
22º) Gaston Mazzacane (ARG), 5
Urubatan Helou Júnior (SP), 5
24º) Diumar Bueno (PR), com 2 pontos
Campeonato de Marcas
1º) Volkswagen, com 384 pontos
2º) Mercedes-Benz, 226
3º) Scania, 146
4º) Volvo, 103
5º) Iveco, 98
6) Ford, com 79 pontos