esportes@cascavelnews.com.br

Após belíssima participação na rodada dupla do Campeonato Ituano de Kart, disputada no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), circuito que no ultimo sábado recebeu a sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/KartZoom) voltou a sofrer com problemas nos motores sorteados e com a continuidade dos acidentes que estão marcando a categoria Cadete nesta temporada.
Preocupado com continuidade do bate-bate na categoria Cadete e a falta de equilíbrio entre os motores fornecidos em alguns dos principais certames regionais, o piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/KartZoom) repensa sua participação no Paulista Light e Paulista de Kart, para focar as atenções nos campeonatos nacionais e na Copa São Paulo Granja Viana e Ituano de Kart.
Com um kart bem ajustado para o circuito e que lhe propiciou a conquista da pole position e disputa da liderança nas duas provas de sua classe na semana anterior, a expectativa da equipe Refrigerantes Dolly/KartZoom era de bisar na prova do Paulista de Kart o bom desempenho. Todavia, no treino de aquecimento matinal, logo após o recebimento e instalação do motor sorteado fornecido pela organização, Giuliano Raucci constatou que o rendimento da unidade propulsora recebida era muito inferior à dos demais concorrentes, fato que redundou na obtenção, apenas, da 13ª marca do treinamento.
Substituído o motor defeituoso, Raucci partiu para a pratica classificatória que determinou a ordem do grid de largada na prova da categoria. Giuliano conseguiu o sétimo melhor tempo de volta, estabelecendo a marca de 1m01s696. Todavia, ante a troca solicitada, por força do regulamento do certame, Raucci foi apenado com a perda de cinco posições na grelha e tendo de partir da décima segunda colocação para uma prova de recuperação.
As batidas indisfarçadamente propositais tornaram-se uma preocupante constante nas provas das categorias de base, desde a adoção obrigatória dos pára-choques traseiros nos micromonopostos, posto que na mesma proporção em que aumentou-se a segurança dos condutores nos acidentes, aumentou-se a certeza de que tirar “na marra” o concorrente à frente nenhuma conseqüência trará pela maior proteção do equipamento imposto, senão a de conquista solerte de uma (ou varias) posição.
Na largada da prova da Cadete nesta sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart, Giuliano Raucci optou por uma partida “mais conservadora”, justamente para evitar algum toque com outro concorrente no sempre critico momento da largada e a partir de então partir para uma prova de recuperação, em busca de um bom posicionamento final. Porém, malgrado esse procedimento “defensivo”, foi violentamente atingido por outro kart no contorno na primeira curva do traçado. Com o impacto o bólido de Raucci “decolou” lateralmente, quase capotando, mas com habilidade, o Dollynho conseguiu manter seu kart na pista e prosseguindo na disputa.
Todavia, a partir de então o veloz #25 de Giuliano Raucci tornou-se “inguiável”, com o chassis completamente desalinhado e provável problema no eixo traseiro, que não permitiram ao representante da equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom qualquer progressão no posicionamento, até completar as quatorze voltas regulamentares na 11ª colocação final.
“Estamos repensando seriamente o posicionamento nos certames regionais com motores da empresa que é dona do monopólio do mercado. Misteriosamente sempre recebemos motores deficientes nos sorteios dos campeonatos regionais, fator que nos gera a duvida se há uma correta revisão e equalização dos motores, ou se temos tanto azar que está na hora de comprarmos um monte de velas de sete dias e fazer uma reza ‘braba’ para São Longuinho”, reclamou, entre desanimado e frustrado, Rogério Raucci, pai do jovem multi-campeão de kart e atual Campeão Brasileiro de Kart Endurance. “O pior desse renitente problema é que acabamos sempre largando no pelotão da ‘M’ e mais sujeitos aos já costumeiros acidentes que a afoiteza de uns e comprovada má-fé de outros tem tornado marca registrada da Cadete. É uma pena, mas como isso está parecendo um problema insolúvel, agora vamos focar nossos esforços apenas nos certames nacionais e nos regionais em que o fornecedor de motores tenha maior compromisso com o cliente final, que é quem faz o espetáculo”, complementou Raucci Sr.
GP BRASIL – A equipe Refrigerantes Dolly/KartZoom permanece no Kartódromo Arena Schincariol, já que a partir desta quarta-feira (27/08) o belíssimo circuito do interior paulista será sede do II GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo e que junto ao Campeonato Brasileiro de Kart e Copa Brasil, fecha a tríplice coroa do kartismo nacional.
“Estamos com tudo pronto para o GP Brasil de 2008. O kart já foi revisado e alinhado novamente e temos um bom set-up para esta pista, que é uma das prediletas do Giuliano. Na temporada passada conquistamos o titulo de campeão na Mirim, em uma das provas mais eletrizantes da categoria, que teve nada menos que vinte e cinco trocas de posição na liderança entre Giuliano e Rafael Martins”, afirmou Victor Chiarella, chefe da laureada equipe paulista.

Confira o resultado da Cadete na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart
1º) Thiago Cabrino, com 14 voltas em 14m20s664
2º) Thiago Vivacqua, a 0s234
3º) Yurik Carvalho, a 0s323
4º) Pietro Rimbano, a 0s842
5º) João Manuel, a 0s972
6º) Gabriel Sereia, a 1s149
7º) Matheus Chequer, a 6s294
8º) Matheus Jacques, a 6s471
9º) Augusto Pereira, a 13s527
10º) Artur Fortunato, a 14s221
11º) Giuliano Raucci, a 24s142
12º) Vinicius Paparelli, a 24s719
13º) Vitor Baptista, a 24s840
14º) Leonardo Gimenes, a 25s397
15º) Breno Santos, a 46s611
16º) Roberto Mollinedo, a 13 voltas