O chamado GP da Europa de Fórmula 1, disputado hoje no Autódromo de Nurburgring, na Alemanha, foi o mais conturbado da temporada e teve a inesperada vitória de Fernando Alonso, da McLaren.
A confusão começou logo na largada, com Kimi Raikkonen, da Ferrari na pole position. Kimi largou bem e manteve a ponta, mas o brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, largou melhor ainda e pulou de terceiro para segundo, superando Alonso. A confusão começou logo na terceira curva, quando começou a chover forte. Ao completar a primeira volta, o líder era o alemão Markus Winkelhock, da Speyker, que tinha largado em último no grid. Markus é filho do ex-piloto Manfred Winkelhock, e estreava na categoria. Markus apostou bem e prevendo que a chuva começaria logo, entrou para os boxes logo na volta de apresentação e colocou pneus biscoitos. Felipe Massa dominou praticamente toda a corrida, mas no final voltou a chover e aí a McLaren teve melhor carro.
A chuva era torrencial a ponto dos carros aquaplanarem mesmo com pneus biscoitos. Ao todo, seis competidores foram para a caixa de brita desgovernado. O primeiro foi o inglês Jenson Button, da Honda, que estava na quarta colocação. Depois foram pela ordem Lewis Hamilton (McLaren), Adrian Sutil (Spyker), Nico Rosberg (Williams), Scott Speed (Toro Rosso) e Anthony Davidson (Super Aguri). Diante da lambança, que poderia ter sido evitada se os comissários tivessem retardo a largada em poucos minutos, o safety car entrou na pista e os tratores guindastes começaram a tirar os carros. Neste instante o italiano Vitantonio Luizi sai da pista quase voando com seu Toro Rosso, indo ao encontro do trator guindaste. A traseira de seu carro chegou a pegar no pneu do trator. Ao restou outra alternativa para a direção de prova a não ser dar a bandeira vermelha, parando a corrida por 13 minutos. O McLaren de Hamilton foi colocado de novo na pista e ele se dirigiu para o novo grid, que foi formado de acordo com a passagem da primeira volta porque a bandeira vermelha foi acionada na terceira volta. Davidson também pode continuar na corrida. Desta forma a primeira fila foi formada por Markus Winkelhok e Felipe Massa.
Dada a nova largada, a pista logo secou, obrigando as equipes a trocarem pneus, mas Felipe Massa, que já tinha assumido a liderança, passou a dominar a corrida até que nas voltas finais, a chuva voltou, obrigando todos a trocarem pneus novamente. A partir daí o rendimento do Ferrari de Felipe Massa não foi o mesmo e ele viu o espanhol Fernando Alonso se aproximar. Por duas voltas ele suportou a pressão até que na Curva Valvoline os dois se tocaram. Alonso conseguiu a ultrapassagem para a alegria da McLaren.
O clima entre os dois pilotos esquentou depois da corrida, quando Alonso exibiu-se para as câmaras de TV mostrando onde aconteceu o toque de Felipe Massa em seu carro, fazendo gestos com os dedos que aquilo não deveria acontecer, como se o brasileiro tivesse agido de forma antidesportiva. Na sala reservada aos pilotos antes de irem para o pódio, os dois bateram boca, chegando a ponto de Ron Denis, diretor-chefe da McLaren, interferir. Alonso continuou irônico, dando as costas ao brasileiro e vibrando para as câmaras com os punhos cerrados.
Rubens Barrichello bem que tentou, mas mesmo não conseguiu ir além de 11º lugar com seu fraco Honda.
Winkelhock, que a princípio iria correr apenas esta corrida por seu em seu país, deixou o GP com o nome inscrito para a história da Fórmula 1,a o tornar-se o primeiro estreante a largar em último e passar a primeira volta na liderança. Na 13ª volta ele abandonou a corrida com o motor estourado.
Confira o resultado final do GP da Europa
1º) Fernando Alonso (McLaren)
2º) Felipe Massa (Ferrari)
3º) Mark Webber (Red Bull)
4º) Alex Wurz (Williams)
5º) David Coulthard (Red Bull)
6º) Nick Heidfeld (BMW-Sauber)
7º) Robert Kubica (BMW-Sauber)
8º) Heikki Kovalainen (Renault)
9º) Lewis Hamilton (McLaren)
10º) Giancarlo Fisichella (Renault)
11º) Rubens Barrichello (Honda)
12º) Anthony Davidson (Super Aguri)
13º( Jarno Trulli (Toyota)
NÃO COMPLETARAM
Kimi Raikkonen (Ferrari)
Takuma Sato (Super Aguri)
Ralf Schumacher (Toyota)
Markus Winkelhock (Spyker)
Jenson Button (Honda)
Adrian Sutil (Spyker)
Nico Rosberg (Williams)
Scott Speed (Toro Rosso)
Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)