esportes@cascavelnews.com.br

São quase mil metros acima do nível do mar. É neste nível que fica a cidade de Ouro Branco, Minas Gerais. E a altitude promete ser um desafio a mais para as duplas que vão disputar a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, neste final de semana.
O piloto Fábio Dall Agnol da equipe Fiat Rally (Fiat/Banco Fiat/Yokohama), que corre ao lado do navegador Marcelo Dalmut na categoria N2 (carros com tração 4×2, motor de até 1,6 litros e preparação limitada) fala sobre o assunto. Segundo Fábio o calor, a altitude e até mesmo a umidade podem influenciar muito no rendimento carro, e para pior. “Mesmo que seja para todos os carros, o Fiat Palio sai ainda um pouco mais prejudicado por possuir uma potência maior, gerando conseqüentemente uma perda maior”, destaca Fábio.
O piloto diz que a altitude gera uma perda de potência em média de 10% a cada mil metros. “Isso com certeza pode influenciar no rendimento”, acrescenta. Mas Fábio mostra confiança plena no trabalho da equipe Ted Racing (Fiat). Os ajustes para este tipo de situação já foram feitos e Fábio está confiante na conquista da vitória.
“Nós temos que acelerar do inicio ao fim do rali, sem perder a concentração em nenhum segundo. Quando juntamos, muita velocidade e um segundo de distração, o que vamos ter é uma batida, então esperamos que a regularidade da dupla (17 provas com pódio), junto com a velocidade e confiabilidade que nós temos no carro, esta vitória venha e alavanque a disputa pelo título”, frisa Fábio.
Quem também tem mostrado preocupação neste sentido é a dupla Juliano Sartori/Rafael Sartori da equipe Bitshop Rally (Bitshop/Ford SuperAuto/Yokohma/Abadia Competições). Segundo eles, a equipe de preparação, composto pela Abadia Competições, tem trabalhando em cima do Ford Focus para ajustar o carro à melhor configuração possível para este tipo de altitude.
Além disso a dupla usou o shakedown na tarde desta sexta-feira, em Ouro Branco, para fazer os últimos ajustes e colocar o Focus em condições de competir rumo a vitória, na categoria N3 (carros com tração 4×2, motor de até 2,0 litros e preparação limitada), amanhã e domingo.