esportes@cascavelnews.com.br

Terminou com interrupção por bandeira vermelha a quarta etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos, disputada ontem no Autódromo Internacional de Cascavel. A segunda bateria foi a mais tumultuada, com uma série de incidentes e toques entre os pilotos. Alysson Moreno, da Seidel Preparações, no grupo A, e Diego Barroso, da Ferrari Motorsport, no N, foram os pilotos vencedores da etapa.
A primeira bateria também foi marcada pelo alto número de acidentes. No grupo A, Moreno largou da pole e liderou de ponta a ponta. Recebeu a bandeirada da vitória logo à frente de Marlon Bastos, seu companheiro na equipe Seidel. Marlon, que largou em último, assumiu o segundo lugar na última volta, numa disputa acirrada com Ingmar Biberg, que acabou saindo da pista ao final da reta dos boxes e batendo. Jair Peasson, da Ribecar, foi terceiro.
Um dos destaques da prova no grupo A ficou por conta de Cleves Formentão, que assumiu o terceiro lugar na largada. O piloto da Lagarto subiu para segundo com uma manobra que tirou da pista o Corsa de Júnior Caús, da Caús Motorsport, vice-líder até então. A manobra rendeu a Cleves o acréscimo de 20 segundo ao tempo total de prova – nas voltas finais, ele teve de parar nos boxes com problemas no Gol número 80.
Pelo grupo N, quem cruzou a linha de chegada em primeiro foi Gelson Veronese, com o Uno da Street Four Motorsport. Ele tomou a liderança do pole César Chemin na largada e a manteve até a última das 25 voltas. Contudo, numa tentativa de ultrapassagem do pole, os dois carros se tocaram e o Escort de César saiu da pista. A manobra, igualmente, rendeu 20 segundos de punição a Gelson, que, apesar de vencer na pista, ficou com o quarto lugar.
A punição ao piloto da Street Four deixou a vitória nas mãos de Diego Barroso, que recebeu a bandeirada em segundo com o Voyage da Ferrari Motorsport. Diego foi um dos que mais sofreram com a alta temperatura de Cascavel – ao mesmo tempo em que gesticulava comemorando a vitória, foi acometido de um mal súbito e vômitos ainda na pista. Atendido pela equipe médica, foi liberado para a segunda bateria.
Barroso foi primeiro, com Chemin em segundo, Jefferson Thomé, da Caús Motorsport, em terceiro. Veronese foi declarado quarto e Marcos Cortina, da Cortina Preparações, quinto. A prova teve uma intervenção do safety car por conta do acidente com a estreante Eliane dos Santos, que capotou o Gol da Ribecar na saída da chicane. Sem maiores conseqüências, a equipe providenciou os reparos para devolver o carro à pista na prova final.
A segunda bateria foi marcada por quatro intervenções do safety car. Uma, porque o escapamento do carro de Veronese caiu e ficou no meio da pista. A segunda, pelo acidente com Arthur Lustosa, que capotou. O terceiro atribuído à rodada de Eduardo Carvalho, que ficou com seu carro atravessado na pista. E a última, por um acidente que tirou da pista Chemin, Biberg, Peasson e Moreno – Biberg e Peasson conseguiram voltar à prova.
A prova foi encerrada com bandeira vermelha, três voltas antes do previsto, em função do posicionamento perigoso do carro de Fabiano Ribeiro na entrada da reta dos boxes, após uma rodada. Com isso, prevaleceu como resultado final o verificado na 21ª volta, que tinha Cleves Formentão, da Lagarto Motorsport, na liderança, com Luiz Fernando Pielak, da Sérgio Ferrari Racing Team, em segundo. Bastos era o terceiro.
O grupo N tinha como três primeiros colocados na última volta válida pela bateria Rafael Favarin – que comemorou sua primeira vitória numa bateria do Regional –, Gelson Veronese e Diego Barroso. Cortina sustentou a vice-liderança durante a maior parte do tempo e teria confirmado o segundo lugar na soma dos resultados, mas abandonou a corrida com falta de combustível. Ribeiro e Wylian Cezarotto foram desclassificados por atitudes anti-desportivas.
O resultado extra-oficial que serviu para a formação do pódio teve vitória de Moreno no grupo A, com Bastos em segundo, Formentão em terceiro, Pielak em quarto e Biberg em quinto. No grupo N, a vitória foi de Barroso, com Veronese em segundo, Chemin em terceiro, Favarin/Jefferson Fonseca Júnior em quarto e Cortina comemorando seu primeiro pódio na categoria, em quinto. A Project Race, empresa promotora, deverá oficializar o resultado amanhã.